Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Revitalização de afluentes do rio das Velhas terá a participação da Embrapa



Funilândia fica na região Central mineira
14/11/2007 15:22:59



Um projeto de revitalização dos córregos Pau-de-Cheiro e Funil, da cidade mineira de Funilândia, cujas sub-bacias são conhecidas como Lagoa de Fora – mesmo nome do projeto – terá a participação da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) como instituição coordenadora de projetos de recuperação de matas ciliares, de proteção de nascentes e de construção de bacias de contenção de água de chuvas para evitar a erosão. Os dois córregos são afluentes do rio das Velhas, na região Central de Minas, por sua vez maior afluente em extensão da bacia do São Francisco, e sofrem os efeitos de uma ocupação desordenada ao longo de suas margens.

O projeto, apresentado pela Prefeitura Municipal de Funilândia-MG e Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), foi encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente e aguarda ainda este ano a liberação de recursos previstos pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal na ordem de R$ 1,45 milhão para serem utilizados em dois anos. Estão previstos a recuperação de 27 hectares de área degradada, a construção de 990 bacias de captação de águas de chuvas, a proteção de 31 nascentes, a proteção e recomposição de 28 quilômetros de matas ciliares e o plantio de três mil mudas de espécies nativas no entorno das sub-bacias.

Segundo o pesquisador Ricardo Augusto Lopes Brito, responsável pela redação da proposta da Embrapa Milho e Sorgo, foi realizado um diagnóstico inicial e elaborada uma proposta para a revitalização das sub-bacias. “Há trechos sem a proteção de matas ciliares e diversas nascentes também estão desprotegidas”, explica o pesquisador. Os objetivos propostos pelos componentes do projeto, além de recuperar, proteger e manter de maneira sustentável os recursos naturais, são a geração de alternativas de renda para as comunidades, a diminuição de riscos de secas e inundações e a utilização de tecnologias adequadas para o saneamento básico por meio da mobilização social.

Integram também o projeto o IEF (Instituto Estadual de Florestas), o Codema (Conselho de Defesa do Meio Ambiente), a Câmara Municipal de Funilândia, a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) e a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). Mais informações podem ser obtidas junto à Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): (31) 3779-1123 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267