Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Pesquisas apontam a integração milho safrinha com pecuária como possibilidade tecnológica



O tema foi discutido nesta quarta-feira
29/11/2007 07:53:17



O objetivo é produzir milho safrinha com rendimento e produtividade, o método aconselhado é incorporar a cultura na integração lavoura-pecuária (ILP). Essa tecnologia foi apresentada pelo pesquisador Dirceu Brock, da Fundação MS, durante o IX Seminário Nacional de Milho Safrinha, que acontece em Dourados-MS, no Sindicato Rural da cidade.

A pesquisa consiste em consorciar milho safrinha com braquiária visando a produção da cultura, forragem para alimentação de animais e manutenção de palha para o Sistema Plantio Direto. “A integração lavoura-pecuária neste consórcio está em segundo plano, após a obtenção dos grãos”, afirma Dirceu Brock. Ele explica que para se cultivar milho é preciso selecionar, primeiramente, os solos férteis. “Na safrinha não é hora de corrigir o solo, mas colher a soja e plantar o milho em seguida. São aceitáveis perdas de rendimento por problemas climáticos, não tecnológicos”, completa.

A escolha do modelo de semeadura, conforme Brock, aliada às condições climáticas, ao híbrido escolhido e à espécie forrageira adotada, pode interferir na maior ou menor competição entre as espécies e produção de grãos e forragem. “A técnica utilizada reflete diretamente na fertilidade do solo com alterações significativas em suas características físicas, químicas e biológicas”.

Nos estudos em andamento, uns dos métodos que se destacaram foi a semeadura da pastagem simultaneamente à do milho com uma linha intercalar. “Têm-se como vantagens uma única operação de semeadura, cultivo em espaçamento normal, implantação em ambiente de safrinha, redução de gastos e manutenção de rendimento, não-uso de herbicidas e adubação apenas na linha do milho”, enumera Gessi Ceccon, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste que desenvolveu o método em condições de safrinha.

Outras recomendações para a operação referem-se às forrageiras, onde a B. ruziziensis proporciona melhor facilidade de dessecação e boa instalação no ciclo do milho; a escolha de uma semente com qualidade facilita a instalação da pastagem e ainda evita-se a introdução de ervas daninhas e nematóides; e a inserção da pecuária logo após a saída do milho tem demonstrado resultados consistentes.

Todavia, de acordo com os especialistas Brock e Ceccon, os benefícios do consórcio se mantêm em todos os métodos pesquisados: diminuição da erosão, menor compactação e temperatura do solo; redução de doenças radiculares; aumento da produção de palha; maior armazenamento de água no solo, reciclagem de nutrientes pela matéria orgânica e melhorias na nutrição de plantas. “Uma atividade gera receita extra para a outra. Agora, como dificuldades, o produtor, caso não faça um ajuste correto da tecnologia, pode ter redução na produtividade dos grãos, além dos custos com a implantação”, aponta Dirceu.

E, apesar de vários fatores positivos, os pesquisadores revelam que a parceria entre pecuaristas e agricultores para o fechamento do ciclo é fundamental, faltando apenas a conscientização dos dois lados.

Seminário - O IX Seminário Nacional de Milho Safrinha é uma promoção da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), com realização da Embrapa Agropecuária Oeste, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e tem a parceria da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Associação de Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (AEAGRAN), Grupo Plantio na Palha (GPP), Sindicato Rural da cidade e Embrapa Milho e Sorgo, com apoio de diversas empresas de sementes e outras instituições. Mais informações: (67) 3425-5122 e www.cpao.embrapa.br/milhosafrinha .

Dalízia Aguiar (DRT/MS 28/03/14)
Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS)
www.cpao.embrapa.br
Área de Comunicação e Transferência
Tel.: (67) 3425-5122
E-mail: dalizia@cpao.embrapa.br

Contatos no IX Seminário Nacional de Milho Safrinha:

Dalízia Aguiar
Jornalista da Embrapa Agropecuária Oeste - Dourados-MS
dalizia@cpao.embrapa.br / (67) 3425-5122, ramal 106 / (67) 3424-5788 / (67) 9942-3787

Guilherme Viana
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo – Sete Lagoas-MG
gfviana@cnpms.embrapa.br / (67) 3425-5122, ramal 106 / (67) 3424-5788 / (67) 9942-3787

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267