Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Pacote tecnológico para a integração lavoura-pecuária é tema de dia de campo



Técnicas de controle de pragas no milho, entre elas o controle biológico da lagarta-do-cartucho, serão mostradas
15/2/2008 10:05:09



Técnicas integradas de produção que permitem ao agropecuarista incrementar diferenciais ao tradicional sistema de integração lavoura-pecuária serão o foco das palestras apresentadas durante o dia de campo que acontece no próximo dia 21 em São José da Varginha, cidade localizada na região Central de Minas Gerais que tem na atividade agropecuária a principal fonte de arrecadação. O setor agropecuário, segundo dados do IBGE, responde por 55% da ocupação da mão-de-obra no município, onde a cultura do milho tem significativa importância na geração de renda para pequenos e médios produtores.

O dia de campo, que acontece em uma propriedade rural, será dividido em cinco temas: planejamento conservacionista, integração lavoura-pecuária, tratamento de sementes, controle da lagarta-do-cartucho no milho e sorgo de corte e de pastejo. Da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), pesquisadores irão mostrar a relação entre a adoção de tecnologias e seus reflexos no incremento de renda dos produtores. O objetivo é mostrar como produzir milho com rendimento e produtividade, visando também a produção de forragem para a alimentação dos animais e palha para o sistema de plantio direto.

Neste ponto, estar atento às condições climáticas, à cultivar escolhida e à espécie forrageira para compor a integração, entre outros aspectos, é fundamental. Na estação onde o tratamento de sementes será abordado, técnicas simples e de fácil adoção, mas com consequências positivas na colheita, deverão convencer o produtor a realizar a proteção contra as pragas do solo. A lagarta-elasmo, por exemplo, pode causar sérios danos à cultura do milho, podendo infestar até 70% das plantas de uma lavoura quando as condições são favoráveis à biologia do inseto.

A estação que abordará o controle integrado da lagarta-do-cartucho no milho mostrará como o manejo racional dessa praga, a principal que ataca a cultura no Brasil, pode controlar sua infestação sem que o custo de produção aumente. Já na última estação - sorgo de corte e pastejo - serão mostradas as vantagens da inserção da cultura no sistema de integração lavoura-pecuária, entre elas a boa produção de massa, a maior quantidade de matéria orgânica e uma melhor capacidade de retenção de água no solo, além de oferecer condições para uso no plantio direto.

Entre as cultivares de sorgo indicadas pela Embrapa Milho e Sorgo estão os BRs 800 e 801, híbridos que apresentam alta energia e grandes concentrações de proteína, grande capacidade de perfilhamento e alta velocidade de crescimento. O sorgo pode substituir parcialmente o milho nas rações para aves e suínos e totalmente para ruminantes, com uma vantagem comparativa de menor custo de produção e valor de comercialização de 80% do preço do milho.

O milho é uma das principais atividades econômicas da propriedade onde será realizado o dia de campo, ocupando cerca de 120 hectares no sistema de plantio direto com previsão de colheita de 10 toneladas / hectare. Quase a totalidade da produção é consumida na própria fazenda. Grãos para a granja de aves e milho silagem para o gado de leite. Nesta safra, o produtor destinou quatro hectares ao sistema de plantio direto e, segundo técnicos da Embrapa Milho e Sorgo que acompanham o experimento, a intenção é ampliar a área na próxima safra.

A realização do evento é da Seapa (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais), Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Mais informações podem ser obtidas junto à Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo: (31) 3779-1123 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .

Dia de Campo - Sistema de Produção na Integração Lavoura-Pecuária
Data: 21/02/08
Local: Fazenda Central (Comunidade Conquista) - São José da Varginha-MG

Programação:

12h30 às 13h30: Inscrições

13h30 às 14h: Abertura

14h às 14h30: 1ª Estação "Planejamento Conservacionista" - Emater-MG

14h30 às 15h: 2ª Estação "Integração Lavoura-Pecuária"
Pesquisador Ramon Costa Alvarenga - Embrapa Milho e Sorgo

15h às 15h30: 3ª Estação "Tratamento de Sementes"
Pesquisador Ivan Cruz - Embrapa Milho e Sorgo

15h30 às 16h: 4ª Estação "Controle Integrado da Lagarta-do-Cartucho do Milho"
Pesquisador Ivan Cruz - Embrapa Milho e Sorgo

16h às 16h30: 5ª Estação "Sorgo de Corte e Pastejo"
Pesquisador Miguel Marques Gontijo Neto - Embrapa Milho e Sorgo

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267