Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Fim do La Niña promete inverno frio e seco em quase todo o país



Temperaturas mais baixas poderão interferir na produtividade do milho safrinha
19/6/2008 15:02:54



Com o início do inverno, a previsão é de mais frio e pouca chuva em quase todo o Brasil. Segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Williams Marques Ferreira, o enfraquecimento do La Niña - que deve durar no máximo até agosto - deverá provocar também quedas na temperatura de até 1ºC na maior parte do país, com exceção da região Central da Bahia e Rio Grande do Sul, estados que devem permanecer com temperaturas na média do período. "Já os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe poderão apresentar temperaturas médias de até 2ºC abaixo das registradas durante a estação", prevê.

Segundo o pesquisador, deve chover menos que a média de anos anteriores na porção Leste do estado de São Paulo e no Sul de Minas Gerais e o produtor deverá se preparar para utilizar a irrigação nas culturas posteriores à safrinha do milho, caso o prognóstico se confirme. Os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco devem registrar chuvas dentro da média ou pouco acima desta. Para a agricultura, continua Williams, principalmente para os estados do Sul do país, a sugestão é que o plantio do girassol e da canola entrem no sistema de rotação com o milho. A colheita da segunda safra do milho, segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), deverá ser concluída até o início de julho e poderá sofrer interferências negativas na produtividade em decorrência do frio em algumas regiões brasileiras.

"O girassol, por ser uma planta resistente a temperaturas mais baixas, pode ser plantado com o mesmo maquinário utilizado no plantio do milho. Além de servir como silagem para o gado no inverno, devido ao seu maior teor de proteína em relação ao milho, a cultura pode também ser utilizada para produção de biodiesel e ser consumido na própria propriedade", explica o pesquisador. Outra cultura que entra como boa opção para o inverno na região Sul é o trigo. "Está mais valorizado, principalmente, devido à falta do produto no mercado", conclui. Ele ainda alerta os produtores para os cuidados necessários que devem ser tomados com a adubação e com o controle das pragas iniciais, "que muitas vezes já se encontram no solo, antes mesmo do plantio".

Outra dica do pesquisador para o inverno é a adoção de práticas orgânicas na agricultura. "Plantas de cobertura são uma boa opção, pois o cultivo de algumas leguminosas, por exemplo, além de protegerem o solo da exposição à insolação, servem para fornecer alimento para bovinos. Mais informações: Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: (31) 3779-1123 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267