Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Dias de campo espalham as barraginhas pelo interior mineiro



A construção de barraginhas é fácil e rápida
10/9/2008 14:02:20



Nos próximos dias, diferentes municípios de Minas Gerais terão atividades relacionadas ao projeto de expansão da tecnologia das barraginhas. Na quinta-feira, 11 de setembro, haverá um dia de campo na comunidade de Periquito, município de Cordisburgo, região Central do estado. O engenheiro agrônomo Luciano Cordoval de Barros, coordenador dos trabalhos com barraginhas na Embrapa, dará um treinamento sobre como diagnosticar os locais em que devem ser feitas as barraginhas e sobre como construí-las.

No dia seguinte, sexta-feira, acontecerá em Sete Lagoas outro dia de campo. Desta vez será no projeto piloto feito no ribeirão Paiol, na zona rural do município. Devem participar cerca de 15 pessoas, entre produtores rurais, técnicos e empresários, dos municípios de Itueta e Resplendor, no Vale do Rio Doce mineiro. Luciano conta que, de manhã, está marcada a parte teórica e, à tarde, a prática no projeto Paiol, onde, segundo ele, "nestes últimos dez anos já aconteceram acima de 80 dias de campo".

E na próxima semana, de segunda (15 de setembro) a quinta (18 de setembro), Luciano estará em Minas Novas, no Vale de Jequitinhonha. Serão dois dias de campo em comunidades diferentes: na terça, será na comunidade de Macuco, onde foram construídas 75 barraginhas nesta etapa; no dia seguinte, quarta-feira, a comunidade de Inácio Félix também recebe um dia de campo. Neste último, a fase de construção das barraginhas está no início. Em Minas Novas, além destas duas comunidades, outras quatro (Cansanção, Brejinho, Pinheiros e Mata Dois) fazem parte do projeto de expansão das barraginhas.

Projeto em conjunto - A expansão das barraginhas em diferentes estados brasileiros faz parte do projeto "Difusão das tecnologias sociais lago de múltiplo uso e barraginhas no Semi-Árido, no Sertão do São Francisco e na zona urbana", desenvolvido em conjunto pela Embrapa Milho e Sorgo e pelo Programa Petrobras / Fome Zero - Desenvolvimento com Cidadania. Em Minas, os municípios de Porteirinha, Minas Novas, Santana de Pirapama, Araçaí, Cordisburgo e a capital Belo Horizonte fazem parte do projeto em 2008. Para o próximo ano, outros três municípios mineiros, dois cearenses e um piauiense serão beneficiados.

Simples e de fácil construção, as barraginhas são mini-açudes para captação de água de chuva. Poucas horas de trabalho de uma máquina do tipo pá carregadeira são necessárias para a construção. Entre os benefícios diretos do sistema, estão a elevação do nível do lençol freático, o controle de erosões e de voçorocas e o ressurgimento de vegetação ciliar. Os benefícios podem ser observados em pouco tempo.

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Registro profissional: MG 06279 JP
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3027-1272 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267