Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Seminário em Minas Gerais debateu inovação



Os debates aconteceram durante todo o dia
22/5/2009 08:57:03



"Não há como um país pobre se desenvolver a não ser pela inovação". De forma enfática, o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Jason de Oliveira Duarte resumiu a importância da inovação. Foi durante o II Seminário de Desenvolvimento Regional e Inovação Tecnológica no Agronegócio, que aconteceu nesta quinta, 21 de maio, nesta unidade da Embrapa. Jason foi moderador de uma das mesas de discussão do evento.

Na abertura, a chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo Vera Alves reforçou a necessidade de desenvolver e internalizar conceitos como o de inovação para a continuidade das empresas. E acrescentou que "a associação entre iniciativa privada e instituições públicas é fundamental para a inovação e para o desenvolvimento econômico". Para ela, apesar de parecer complicado, é simples transformar conhecimento em inovação.

Ediney Neto Chagas, gerente de propriedade intelectual da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), lembrou que a inovação não está apenas ligada à área tecnológica. Ao contrário, envolve vários outros aspectos de nosso dia-a-dia, para os quais nem sempre nos atentamos.

Até no tradicional pão de queijo mineiro houve inovação. Pesquisa feita em conjunto pelas universidades federais de Minas Gerais, de Viçosa e de Lavras, além do Centro Tecnológico de Minas Gerais, contribuiu para que, hoje, a iguaria seja exportada para diversos países e seja o tema de trabalho de centenas de indústrias no país.

O gerente da Fapemig reforçou a importância da ciência e da tecnologia na vida das pessoas: "havendo desenvolvimento científico e tecnológico, consequentemente virá o desenvolvimento econômico e social". Ediney lembrou ainda que o sistema de propriedade intelectual está ligado diretamente à inovação.

E a propriedade intelectual foi justamente o tema apresentado pela professora Elza Fernandes de Araújo. Ela trabalha na UFV (Universidade Federal de Viçosa) e coordena a RMPI (Rede Mineira de Propriedade Intelectual), que envolve 25 instituições. Referindo-se às questões de propriedade intelectual, ela disse que, "quando há a parceria da parte jurídica da instituição com o pesquisador, isso avança".

A professora lembrou que o Brasil demorou a desenvolver a área de propriedade intelectual; neste sentido, mostrou que a legislação da área é recente. Para Elza, "sem conhecer e praticar as leis, você não pode atuar ou militar nesta área". A Lei de Inovação, publicada em dezembro de 2004, precisa ser aprimorada na visão da professora. Mesmo assim, trouxe melhorias, como a estruturação dos NITs (Núcleos de Inovação Tecnológica) e a licença para o servidor público desenvolver atividade empresarial.

Célio Cabral de Sousa Junior, gerente de inovação do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), ligado à Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), reforçou que inovação não se refere apenas a tecnologia; pode ser de mercado, de processo, de produto e de serviço, por exemplo. Ele lembrou que a importância da inovação, para as empresas, tem a ver com competição.

Ainda sobre inovação, Célio afirmou que ela "costuma requerer uma estratégia tecnológica e deve sempre estar acoplada a uma estratégia competitiva". Para ele, "a inovação nasce a partir da combinação do 'não' com o 'que bom seria se...' ".

A ligação da inovação com a competitividade também é opinião de Edson Silva, da Embrapa Milho e Sorgo e que coordenou a mesa de debates da parte da tarde do seminário. Segundo ele, "o mundo caminha pela inovação, que é o principal fator de competitividade".

Experiências da Embrapa - O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo João Carlos Garcia falou sobre o programa de licenciamento de cultivares destas duas culturas na empresa. Ele fez um histórico e mostrou como a empresa foi, ao longo do tempo, se adaptando às mudanças que aconteciam. Um dos principais objetivos do programa é fortalecer a parceria entre a rede pública e empresas privadas na disponibilização de sementes melhoradas, tanto híbridos como variedades.

Em 2008, o programa passou por mudanças. De acordo com João Carlos, os resultados deste primeiro ano apontam avanços como mais recursos para viagens e investimento e agilidade na contratação de pessoal. Como problema verificado, o pesquisador cita a necessidade de uma participação mais efetiva das empresas no sentido de, a partir do conhecimento de mercado que se espera delas, dizer objetivamente à Embrapa em qual cultivar elas têm interesse.

João Carlos concorda em que é importante ter um arcabouço jurídico pro trás dessas questões de licenciamento. No entanto, para ele é fundamental ter o espírito de equipe, em que prevaleça a confiança das empresas na Embrapa e vice-versa. "Cada vez mais temos um novo desafio, uma nova etapa", resume, referindo-se às mudanças no licenciamento de milho e sorgo da empresa.

Já Antônio Genésio Vasconcelos Neto, da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), considera que, hoje, o grande desafio da empresa é ligar-se ao mercado, às empresas e à sociedade através da inovação. Neste sentido, ele citou a criação do Proeta (Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e Transferência de Tecnologia), que tem enfatizado a incubação de empresas na transferência de tecnologia da Embrapa.

Houve ainda uma apresentação sobre o desenvolvimento de novos insumos agrícolas no mercado globalizado, feita por Haroldo Rix Hrdlicka, da empresa Multitécnica. E, finalizando o evento, o professor Álvaro Eduardo Eiras, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), falou sobre inovação tecnológica no combate à dengue. O seminário fez parte da II SIT (Semana de Integração Tecnológica), que termina nesta sexta-feira, 22 de maio.

Clenio Araujo (MG 06.279 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282
clenio@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267