Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Milho com maiores teores de vitamina A poderá chegar em 2010



Espigas da linhagem pró-vitamina A selecionada
1/6/2009 15:42:42



A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) avaliou 246 acessos de milho de todo o Brasil para identificar o perfil de carotenóides precursores da vitamina A, chamados carotenóides pró-vitamina A. Seis linhagens da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) foram selecionadas e uma variedade com maiores teores de pró-vitamina A está em desenvolvimento O resultado é uma seleção de grãos com até quatro vezes mais carotenóides precursores da vitamina A que os encontrados em variedades comuns. Essa pesquisa será um dos destaques na III Reunião Anual da Biofortificação no Brasil (www.cpatc.embrapa.br/biofortbrasil/), de 31 de maio a 5 de junho, em Aracaju-SE.

Segundo o pesquisador Paulo Evaristo de Oliveira Guimarães, em uma das linhagens avaliadas, o valor médio de pró-vitamina A foi de 7,6 microgramas/grama, enquanto as 20% melhores espigas apresentaram valores médios de 9,2 microgramas/grama. "Estes valores são, respectivamente, cerca de 3,5 e 4,2 vezes maiores que os encontrados em milho de grãos amarelos", relata o pesquisador. A partir de reações químicas no organismo, a pró-vitamina A transforma-se em vitamina A, que tem papel importante para a saúde dos olhos.

Ainda segundo ele, nas próximas duas safras a linhagem selecionada será avaliada quanto ao desempenho agronômico na região Nordeste e em outras regiões do país. "Caso os testes indiquem boa performance agronômica e melhor qualidade nutricional, poderemos ter uma cultivar com maiores teores de carotenóides pró-vitamina A a partir de 2010", afirma. Mesmo com maiores teores de carotenóides pró-vitamina A, o milho, para ser considerado pelos pesquisadores como biofortificado, precisa apresentar teores de, no mínimo, 15 microgramas/grama.

Enquanto isso, os produtores rurais podem ter acesso ao BRS Assum Preto, uma variedade de alta qualidade protéica e com maiores teores de aminoácidos essenciais, como o triptofano e a lisina. A variedade é indicada para as condições semi-áridas do Nordeste brasileiro por apresentar ciclo superprecoce - da emergência das sementes à colheita são necessários 100 dias, em média.

Biofortificação será debatida em evento

Uma das principais contribuições que a pesquisa agropecuária deve oferecer para o combate à desnutrição é o desenvolvimento de alimentos mais nutritivos. Além de características desejáveis como a facilidade de serem produzidos, processados e consumidos, tais alimentos devem ser também acessíveis à dieta básica das populações, em especial, das regiões mais pobres do mundo, como África, Ásia, América Latina e Caribe, principais focos dos programas HarvestPlus e AgroSalud, que no Brasil configuram uma rede de centros de pesquisa coordenados pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ).

A biofortificação de produtos agrícolas para melhoria da nutrição humana tem o objetivo de suprir a dificuldade de suplementação de vitaminas e minerais (pró-vitamina A, ferro e zinco) em regiões sem infra-estrutura adequada para a distribuição de alimentos processados. Por isso, a proposta supera as limitações a partir do uso de tecnologias que têm como base a semente de produtos agrícolas melhorados convencionalmente (cruzamento de plantas da mesma espécie).

Sementes com maiores teores de micronutrientes são o diferencial do programa. De acordo com o pesquisador Paulo Evaristo Guimarães, o milho, devido à sua amplitude e facilidade de produção e consumo, é um dos cereais que merece destaque nesta rede de pesquisa que também investiga arroz, feijão, feijão caupi, abóbora, batata doce, mandioca e trigo.

Cerca de 200 pesquisadores e técnicos de todo o Brasil e do exterior, além do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, estarão na III Reunião Anual da Biofortificação no Brasil. Veja detalhes da programação no site (www.cpatc.embrapa.br/biofortbrasil/). O evento é uma realização da Embrapa Agroindústria de Alimentos e Embrapa Tabuleiros Costeiros, com parceria dos programas HarvestPlus e AgroSalud e apoio das empresas Monsanto, Nestlé, Pepsico e Halotek Fadel.

Informações sobre o milho:
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
gfviana@cnpms.embrapa.br
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
ACE (Área de Comunicação Empresarial)
Tel.: (31) 3027-1223
Cel.: (31) 9733-4373

Informações sobre a III Reunião Anual da Biofortificação Soraya Pereira (MTB 26165-SP) / soraya@ctaa.embrapa.br
Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ)
Tels.: (21) 3622-9739 ou (21) 9881-0535



Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3027-1223 / (31) 9733-4373
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267