Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Pesquisadores e analistas discutem em Brasília futuro da ILPF



Integração entre lavoura, pecuária e floresta em área da Epamig, próxima à Unidade
10/8/2009 14:07:24



Mais de cem pesquisadores e analistas vão se reunir nesta semana em Brasília para participar do I Workshop Integração Lavoura-Pecuária-Floresta na Embrapa. O evento, organizado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), ocorrerá de 11 a 13 de agosto, no St. Paul Plaza Hotel.

“Teremos cinco grandes objetivos para atingir com este Workshop”, explica Daniela Lopes, gestora do Macroprograma 2 e que está à frente do grupo coordenador do evento. Segundo ela, o primeiro objetivo é acompanhar o andamento dos 18 projetos de ILPF que hoje estão em execução na Embrapa, dentro do SEG. “Aqui nos deparamos com uma novidade: o acompanhamento de projetos normalmente é feito isoladamente por cada Gestor do Macroprograma em cada Unidade. O Workshop vai reunir projetos de quatro Macroprogramas, que serão analisados de forma conjunta, permitindo uma visão transversal da carteira a partir de um tema estratégico para a Embrapa”, revela Daniela Lopes. Dos 18 projetos, um pertence ao MP1 (Grandes Desafios Nacionais), três ao MP2 (Competitividade e Sustentabilidade Setorial), oito ao MP3 (Desenvolvimento Tecnológico Incremental do Agronegócio) e seis ao MP4 (Transferência de Tecnologia e Comunicação Empresarial).

O segundo objetivo é integrar as diversas equipes envolvidas com os projetos de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) que fazem parte da carteira do Sistema Embrapa de Gestão (SEG). “Boa parte desses grupos está trabalhando de forma isolada e pontual, sem uma maior integração de esforços e resultados. O Workshop vai permitir que essas lideranças conheçam projetos diferentes que estão sendo feitos por várias Unidades e, quem sabe, a partir desse encontro surjam idéias de projetos conjuntos, em rede”, afirma a pesquisadora.

O foco do terceiro objetivo do Workshop está nos resultados alcançados até o momento com os projetos. “Pretendemos identificar os principais resultados de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia que já foram obtidos e ter uma idéia melhor do que a Embrapa poderá levar nos próximos anos para a sociedade dentro do campo da Integração Lavoura Pecuária-Floresta”, adianta a Gestora do MP2.

O encontro também terá como objetivo discutir os principais problemas e gargalos da ILPF no Brasil e como a pesquisa e a transferência de tecnologia da Embrapa vai atuar diante dessas questões. “Por fim, também teremos espaço, a partir da identificação desses problemas, para traçar perspectivas e direcionamentos futuros, seja por meio de novos projetos, novas redes ou novos campos de atuação”, finaliza.

Programação – A primeira manhã do Workshop será voltada para o nivelamento de conceitos e informações sobre ILPF na Embrapa. Luiz Carlos Balbino, da Embrapa Transferência de Tecnologia, apresentará uma palestra sobre a história da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta no Brasil e o Marco Referencial da ILPF na Embrapa, um dos resultados do projeto que ele lidera dentro da carteira do Macroprograma 4. Depois, José Heitor Vasconcelos, da Embrapa Milho e Sorgo, apresentará o site da ILPF da Embrapa; e Limírio de Almeida Carvalho, da Embrapa Gado de Leite, mostrará o banco de dados criado para abrigar resultados e trabalhos sobre o tema.

A tarde do primeiro dia e todo o segundo dia do evento serão dedicados ao acompanhamento dos 18 projetos, que serão separados por biomas. Primeiro serão avaliados os três projetos de abrangência nacional: “Transferência de tecnologia para sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta”, liderado por Luiz Carlos Balbino; “Implantação de boas práticas agropecuária de bovinos de corte em propriedades rurais das principais regiões produtoras do país”, liderado por Ezequiel do Valle (Embrapa Gado de Corte) e “Formação de base silvicultural para expansão de plantios florestais necessários à matriz de agroenergia brasileira”, liderado por Jorge Ribaski (Embrapa Florestas).

Depois será a vez dos dois projetos voltados de ILPF voltados para a Caatinga: “Serviços ambientais produzidos pelo sistema agrossilvipastoril desenvolvido para o semi-árido brasileiro”, liderado por Mônica Matoso (Embrapa Caprinos); e “Programa de transferência de tecnologia sobre sistemas de integração-lavoura-pecuária-caatinga”, liderado por Marcelo Renato Araújo (também da Embrapa Caprinos). Antes da apresentação dos dois trabalhos, o pesquisador Pedro Gama (Embrapa Semi-Árido) fará uma palestra sobre o estado da arte da ILPF no bioma Caatinga.

Na quarta-feira, as atenções estarão direcionadas inicialmente para a Amazônia, foco de três trabalhos: “Integração lavoura-pecuária-silvicultura: alternativa de desenvolvimento sustentável em áreas alteradas da Amazônia brasileira”, liderado por Pualo Campos Christo (Embrapa Amazônia Oriental); “Seleção de espécies arbóreas nativas para fomentar a arborização de pastagens cultivadas na Amazônia ocidental brasileira”, liderado por Carlos Maurício Soares (Embrapa Acre); e “Incorporação de modelos agrossilvipastoris em áreas degradadas e de capoeiras no Acre, com ênfase na sustentabilidade ambiental”, liderado por José Tadeu Marinho (Embrapa Acre). Tadário Kamel (também da Embrapa Acre) fará uma apresentação introdutória sobre o estado da arte da ILPF na Amazônia.

O Pampa será o próximo bioma a ser discutido: Renato Fontaneli (Embrapa Trigo) apresentará o estado da arte da ILPF no pampa; e Naylor Bastiani (Embrapa Pecuária Sul) apresentará os resultados do projeto “Desempenho de sistemas de produção integrados de bovinocultura de corte e de arroz no bioma pampa”. Em seguida, Sandra Santos (Embrapa Pantanal), mostrará o estado da arte da ILPF no Pantanal, bioma que não tem nenhum projeto de integração lavoura-pecuária-floresta em andamento na carteira do SEG.

À tarde começam as apresentações dos projetos voltados para o bioma Mata Atlântica: “Qualidade do solo e desempenho da Brachiaria decumbens em pastagens arborizadas ou em cultivo solteiro”, liderado por Domingos Paciullo (Embrapa Gado de Leite); e “Produção de sementes, germinação, perfilhamento e estabelecimento de novas plantas oriundas da ressemeadura natural de Brachiaria decumbens em pastagens arborizadas”, liderado por Carlos Renato Tavares (Embrapa Gado de Leite). Antes, Alberto Carlos Bernardi (Embrapa Pecuária Sudeste) mostrará o estado da arte da ILPF na Mata Atlântica.

O último bioma a ser avaliado será o de Cerrados, com sete projetos: “Integração lavoura-pecuária: uma proposta de produção sustentável para a região do Cerrado”, liderado por Lourival Vilela (Embrapa Cerrados); “Arborização de pastagens com espécies florestais nativas” e “Adequação ambiental e sistemas silvipastoris em propriedades rurais pecuárias do Estado de São Paulo”, ambos liderados por Maria Luiza Franceschi Nicodemo (Embrapa Pecuária Sudeste); “Potencial de seqüestro de C em sistemas silvipastoris e área recuperadas com plantios de leguminosas arbóreas”, liderado por Cláudia Pozzi Jantalia (Embrapa Agrobiologia); “Balanço energético em sistemas de produção integrados lavoura-pecuária no Cerrado”, liderado por Luís Henrique de Barros Soares (Embrapa Agrobiologia); “Manejo de gramíneas forrageiras tropicais com doses reduzidas de herbicidas em sistemas de integração lavoura-pecuária”, liderado por Alexandre Magno B. dos Santos (Embrapa Gado de Leite); e “Avaliação de espécies forrageiras perenes e culturas anuais em consórcio no sistema integração lavoura-pecuária para condições de Cerrado”, liderado por Luís Armando Zago Machado (Embrapa Cerrados). Quem mostrará o estado da arte da ILPF nos Cerrados será Manoel Macedo (Embrapa Gado de Corte).

Visão de futuro – O terceiro dia será integralmente dedicado a discussões, por meio de grupos de trabalho separados por biomas, sobre as diretrizes e a visão de futuro da ILPF na Embrapa. “A idéia é elaborar um documento-síntese, com as principais conclusões do encontro, que será apresentado à Diretoria Executiva, para análise e encaminhamento das recomendações e sugestões levantadas”, conclui Daniela Lopes.

Informações sobre o Workshop e os seus resultados poderão ser obtidas pelo e-mail workshop.ilpf@embrapa.br. O Grupo coordenador do evento é formado por Daniela Lopes (Gestora do Macroprograma 2), Klecius Ellera (Gestor do MP3), Robinson Cipriano (Gestor do MP4), Luiz Carlos Balbino (Embrapa Transferência de Tecnologia), Alexandre Barcellos (SEP) e Lourival Vilela (Embrapa Cerrados).

Entenda o que é ILPF - A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta abrange os sistemas produtivos diversificados de origem vegetal e animal (alimentos, fibras, energia, produtos madeireiros e não madeireiros), realizados na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado, com o objetivo de otimizar os ciclos biológicos das plantas, animais, insumos e seus respectivos resíduos. Visa ainda contribuir para a reconstituição da cobertura florestal, recuperar áreas degradadas, aperfeiçoar a utilização de agroquímicos, aumentar a eficiência no uso de máquinas, equipamentos e mão de obra. Contribui, assim, para gerar emprego, renda, melhorar as condições sociais no meio rural, além de reduzir os impactos ao meio ambiente.

Texto: Robinson Cipriano
Contato: (61) 3448-4871 – robinson.silva@embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267