Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Irrigação comunitária



Produtoras preparam fitas de aspersão
19/11/2009 16:25:35



Garantia de água bem distribuída em mais de 600 canteiros. Esse é o resultado que se espera com a implantação do sistema de irrigação na horta comunitária do bairro Cidade de Deus, em Sete Lagoas, Minas Gerais.

A ação é mais uma etapa da parceria entre os produtores locais e o Projeto Desenvolvimento e Cidadania, coordenado pelo agrônomo da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Luciano Cordoval, e financiado pela Petrobras. Em maio, foi construído um lago de múltiplo uso na horta para servir como reservatório em caso de falha no abastecimento de água e também para criação de peixes.

Agora a irrigação será garantida em todos os canteiros cultivados por 26 famílias. Luciano Cordoval explica que o sistema envolve canos enterrados e 333 fitas de aspersão, que molham dois canteiros cada. Para ligar a água, foram adaptadas torneiras plásticas que custam dois reais, já que os registros normalmente usados têm preço médio de 17 reais. Um agrônomo e duas estagiárias do projeto auxiliam na implantação do sistema.

A produtora Maria Nogueira não vê a hora de contar com a irrigação: "vai ser um manjar do céu", comenta, animada. Para preparar todas as fitas de aspersão e torneiras, os trabalhadores atuam juntos, em mutirão. "O pessoal está empenhado em ajudar porque é um benefício para todos. Esse sistema vai nos ajudar bastante, já que sempre tivemos muita dificuldade com irrigação", conta a presidente da associação da horta comunitária, Adriana Fátima Lima.

A cantoria anima o trabalho. Os produtores cortam as fitas, enrolam, prendem as torneiras e cantam. Geraldo dos Reis, de 67 anos, está satisfeito com a atividade: "a gente vai trabalhando e distraindo". Na lida com hortas comunitárias há 27 anos, ele acredita que a situação melhora cada vez mais. "Eu sempre pelejei com regador e mangueira. Agora vai ser ótimo!"

Adriana explica que as mangueiras usadas antes passavam de um canteiro para outro e acabavam quebrando plantas. Ela acredita que o sistema vai molhar melhor a terra, de forma regular. E já faz planos para o tempo que deixará de gastar regando a horta: "vai dar para limpar mais os canteiros, melhorar os produtos".

O agrônomo Warley Geraldo Pereira, enquanto monta o sistema, passa orientações aos produtores. "É um trabalho em equipe. Então, todo mundo tem que entender todas as fases do processo", diz. Ele acredita que a irrigação vai aproximar os trabalhadores. "Vai ter que fazer manejo. Cada quadra terá um tempo estimado para ficar com a água ligada. Por isso, será preciso conversa, mais diálogo, para estabelecer os horários".

A estagiária de Gestão Ambiental, Renata Augusta, se envolveu tanto com o projeto que, mesmo em seu período de recesso, vai à horta todos os dias. "A gente aprende muito", conta. Ela explica que, em caso de faltar água no bairro, o lago da horta vai garantir a irrigação. Maria Nogueira, a produtora que puxa a cantoria na horta, comemora: "as plantas não vão mais morrer aqui!"

Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1275
Cel.: (31) 9155-6669
E-mail:marina@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267