Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Região considerada modelo na produção de milho sedia encontro internacional sobre a cultura



Guarapuava registra produtividades de até 15 toneladas por hectare; média nacional é de menos de quatro mil kg/ha
4/3/2010 16:15:01



Detentora de uma das maiores produtividades de milho do país, Guarapuava, cidade localizada na região Centro-Sul do estado do Paraná, sedia entre os dias 10 e 13 de março o Encontro Internacional Milho Brasil. Com produtividades que alcançam as 15 toneladas por hectare, enquanto que a média brasileira na última safra foi de 3.984 kg/ha segundo a Conab, a região é reconhecida pela alta capacidade técnica dos agricultores e por grandes investimentos em tecnologia, diferenciais aliados ao clima favorável e a altitude, que está entre 1 mil e 1.100 metros.

O objetivo do Encontro Internacional Milho Brasil é promover a qualificação no cultivo do cereal, abordando desde técnicas de adubação do solo até a mecanização, armazenagem e rotação de culturas. Segundo estudo recente divulgado pela Embrapa Soja (Londrina-PR), esta última técnica pode elevar em até 10% a produtividade de culturas agrícolas. Palestras com renomados especialistas da área e visitas a campo compõem a programação do evento. Entre os destaques, está o debate de temas como o panorama da cultura do milho na Argentina e a importância técnica e econômica da cultura para este país, palestra que será proferida pelo diretor executivo da Maizar (Asociación Maíz Argentino), Martín Fraguío.

As previsões para a próxima safra argentina de milho indicam que a produção será excepcional, ultrapassando as 19 milhões de toneladas, conforme noticiado pela última edição do Informe CIMilho, produzido pela assessoria de comunicação da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). Segundo os pesquisadores João Carlos Garcia e Jason de Oliveira Duarte, da área de Economia Agrícola da Empresa, tal situação "transmite um sentimento de conforto no que diz respeito ao abastecimento mundial de milho, visto que a produção do cereal na Argentina é, em grande parte, exportada".

Do Encontro Internacional Milho Brasil participam a chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Vera Maria Carvalho Alves, e o pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Fitossanidade Ivan Cruz. Ivan, que também é presidente da ABMS (Associação Brasileira de Milho e Sorgo), debaterá o tema "manejo de pragas de milho na era da transgenia: do pequeno ao grande produtor" na próxima quinta-feira, 11. Para mais informações e acesso à programação completa do evento, acesse http://www.encontromilhobrasil.com.br/hp/index.php .

Mais informações: Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: (31) 3027-1223 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1223
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267