Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Evento internacional debate contribuições da ILPF para o desenvolvimento sustentável



Pesquisadores de diversas partes do mundo compartilham informações sobre ILPF
24/3/2010 08:55:44



Especialistas de várias partes do mundo estão reunidos na Embrapa Milho e Sorgo (em Sete Lagoas-MG) com o objetivo de discutir a importância da integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) para o desenvolvimento sustentável. Até a próxima sexta-feira (26), os pesquisadores debatem as inovações em sistemas integrados de produção que podem contribuir com a segurança alimentar e a conservação dos recursos naturais.

O evento é uma promoção da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Na abertura do encontro, a diretora executiva da Embrapa, Tatiana Deane de Abreu Sá, destacou que os sistemas integrados são cada vez mais indicados como opção sustentável de produção. Tatiana se disse muito contente por ver o interesse de representantes de diversos países e setores pela ILPF. A diretora acredita que reunir experiências de pessoas com diferentes perspectivas será importante para gerar bons resultados. Ela afirmou que tem esperança de ver um grande progresso dos sistemas integrados.

O workshop tem cerca de 60 participantes, incluindo especialistas da FAO e pesquisadores do Brasil e de outros países da América Latina, indicados pela Embrapa em conjunto com o IICA. Antes da reunião presencial, os profissionais participaram de discussões pela Internet durante um mês. Esta semana, eles elaboram propostas em grupos de trabalho e participam também de um dia de campo no município de Maravilhas-MG. Lá, conhecerão uma unidade demonstrativa de ILPF implantada pela Epamig ( Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e monitorada pela Emater-MG ( Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais).

O representante da FAO, Eric Kueneman, ressaltou que as discussões do workshop ajudarão a direcionar ações da entidade. Ele explicou que a FAO auxilia os países membros na formulação de políticas e aplicação de novas tecnologias em contextos locais. Nesse sentido, é de grande interesse a produção sustentável com sistemas integrados.

Segundo Eric, o evento deve permitir identificar inovações promissoras de ILPF, bem como avaliar o que precisa ser feito para torná-las funcionais em diferentes regiões. Deve também colaborar com a formulação de políticas sobre o tema para subsidiar legisladores. Além disso, os especialistas irão identificar pesquisas em que é preciso investir para gerar novos conhecimentos e práticas inovadoras de integração lavoura-pecuária-floresta.

O chefe-geral da Embrapa Acre, Judson Ferreira Valentin, destacou a preocupação da sociedade com o aquecimento global e lembrou que, cada vez mais, cresce a pressão para os agricultores alterarem as práticas que impactam o meio ambiente. Judson chamou a atenção para o fato de que a ILPF tem economizado a incorporação de áreas nativas aos sistemas de produção. E afirmou ainda que a integração lavoura-pecuária-floresta irá contribuir com a meta do Brasil de reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Todos os resultados das discussões realizadas pelos especialistas, tanto por via eletrônica quanto presencialmente em Sete Lagoas, serão disponibilizadas no site criado para esta consulta internacional sobre ILPF. Interessados podem acessar as informações compartilhadas em: http://www.fao.org/agriculture/crops/core-themes/theme/spi/iclsd/en/.

Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1223
E-mail: marina@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267