Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Produção de sementes de sorgo é tema de treinamento em MG



Pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo debaterão manejo de doenças, plantas daninhas e aspectos tecnológicos da produção de sementes
5/4/2010 08:40:30



A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) promove entre os dias 5 e 6 de abril, em Sete Lagoas-MG, um treinamento em produção de sementes de sorgo. A capacitação de técnicos de empresas parceiras e do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) também incluirá informações sobre o processo de licenciamento de sementes.

O treinamento tem coordenação conjunta da Embrapa Transferência de Tecnologia, por meio dos Escritórios de Negócios do Triângulo Mineiro e de Sete Lagoas, com a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), em cuja sede será realizada a capacitação. "O sorgo é uma das mais difíceis culturas para produção de sementes, por isso a importância de mantermos os técnicos atualizados", avalia o gerente do Escritório do Triângulo Mineiro, Camilo Plácido Vieira.

Entre os temas a serem abordados na capacitação estão questões como sanidade, controle de invasoras e a produção de sementes. "No campo, vamos mostrar como se faz a identificação de linhagens, a operação de roguing (limpeza) para eliminação de plantas contaminantes, como acontece a hibridação e as avaliações de pureza varietal", acrescenta.

LICENCIAMENTO - Na programação do evento está prevista uma mesa redonda onde se debaterá a dinâmica do processo de licenciamento. Ao lado do gerente do Escritório de Negócios de Sete Lagoas, Luiz Antônio Laudares Faria, Camilo Plácido Vieira e os técnicos das empresas parceiras discutirão aspectos sobre o processo de instalação, condução e avaliação de Unidades Demonstrativas e Unidades de Observação para a cultura.

Também participam da mesa redonda o analista Leonardo Melo Pereira da Rocha da Embrapa Milho e Sorgo; Marcus Rodrigues Teixeira, coordenador técnico da Fundação Triângulo, além dos técnicos da Embrapa Transferência de Tecnologia Raquel Alves de Freitas e Reginaldo Resende Coelho.

Na segunda-feira, 5, a capacitação terá início com as palestras Manejo Integrado de Doenças em Campo de Produção de Sementes de Sorgo e Manejo Integrado de Plantas Daninhas em Campos de Sementes de Sorgo que serão ministradas respectivamente pelos pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo Rodrigo Veras da Costa e Décio Karam.

Na terça-feira, 6, serão tratados Aspectos Tecnológicos da Produção de Sementes de Sorgo - Teórica e Prática pelo pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo José Avelino Santos Rodrigues e Normas para Produção e Comercialização de Sementes com Maria Augusta Araujo de Castro, da Superintendência Federal de Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O gerente Luiz Antonio Laudares Faria encerra a programação com o tema Colheita e Beneficiamento de Sementes de Sorgo, que será desenvolvido em parceria com o técnico Reginaldo Resende Coelho.

Texto: Valéria Costa - MTb. 15533/59/32 - SP
Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF)
Contato: (61) 3448-4510
E-mail: valeria.costa@embrapa.br

Informações na Embrapa Milho e Sorgo:
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1223
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267