Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Dia de Campo na TV mostra vantagens do sorgo sacarino



Cultivares de sorgo sacarino que estão sendo avaliadas pela Empresa; lançamento de novos materiais deverá ocorrer em 2012
15/4/2010 10:57:59



Esta semana o Dia de Campo na TV exibe o tema "Sorgo sacarino: alternativa para a produção de etanol". O programa vai ao ar na sexta-feira, 16, pelo Canal Rural (Net / Sky) a partir das 9h30 (com reprise às 15h30) e no domingo,18, às 8h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica).

A demanda mundial por combustíveis renováveis tem-se expandido rapidamente nos últimos anos. Menor custo, autossuficiência em relação aos países exportadores de petróleo, redução do volume de emissões de gases do efeito estufa, incertezas a respeito da disponibilidade futura de recursos não renováveis e tensões geopolíticas em regiões produtoras do combustível fóssil são alguns dos fatores que têm despertado grande interesse pelos biocombustíveis. Na visão do pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Rafael Augusto da Costa Parrella, o sorgo sacarino é uma ótima opção, sob os pontos de vista agronômico e industrial, para a produção de etanol.

Segundo ele, está havendo uma grande procura por cultivares para o fornecimento de matéria-prima durante a entressafra de cana-de-açúcar, que vai de janeiro a março, "e assim reduzir o período de ociosidade das destilarias". "Pequenos agricultores podem utilizar o sorgo sacarino em mini e microdestilarias para a produção de etanol ou até aguardente. A cultura do sorgo se sobressai em regiões marginais, onde não se produz cana, com baixa precipitação e solos ácidos, como o Norte de Minas e o Nordeste do Brasil", enumera o pesquisador.

Outras vantagens do sorgo para a produção de etanol, se comparado à cana, são os derivados que a planta gera, como seu bagaço, que apresenta melhor qualidade biológica para o fornecimento na alimentação animal. O cereal ainda produz grãos, em torno de 2,5 toneladas por hectare. "A cultura do sorgo é totalmente mecanizável e complementa o cultivo da cana, estendendo o período de colheita por mais quatro meses", mostra Parrella. "Diante das características reveladas em outros países, principalmente nos Estados Unidos, Índia, China e em alguns países da Europa, o sorgo sacarino deve encontrar seus nichos no Brasil", defende.

A Embrapa Milho e Sorgo possui um programa de desenvolvimento de cultivares de sorgo sacarino desde a época do Pró-Álcool, programa que previa a substituição em larga escala dos combustíveis veiculares derivados do petróleo por álcool, financiado pelo governo a partir de 1975 devido a crise do petróleo em 1973. Três cultivares de sorgo sacarino foram lançadas pela Empresa na década de 1980 (a variedade BRS 506 e os híbridos BRS 601 - que ainda permanece no mercado - e o BRS 602). "Estes materiais são bastante produtivos e apresentam rendimento de aproximadamente quatro mil litros por hectare de etanol em um período de três meses e meio", apresenta o pesquisador.

Atualmente, segundo Rafael Parrella, 25 novas variedades de sorgo sacarino estão sendo avaliadas pela Embrapa Milho e Sorgo em diversas regiões brasileiras por um período mínimo de dois anos. "Desta forma, esperamos lançar novos materiais em um prazo de até três anos", adianta. De acordo com o pesquisador, estas variedades são bastante promissoras e apresentam produtividade em torno de 50 toneladas por hectare de biomassa verde por ciclo e boa sanidade de folhas. Além disso, estão sendo realizados novos cruzamentos visando o desenvolvimento de linhagens sacarinas, inexistentes no Brasil hoje. "Estas linhagens serão utilizadas para a confecção de híbridos experimentais sacarinos, que serão avaliados em todas as regiões brasileiras para posterior recomendação", adianta.

O Dia de Campo na TV sobre "Sorgo sacarino: alternativa para a produção de etanol" tem a produção da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas - MG) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Como sintonizar o programa:

Canal Rural (Net / Sky / Parabólica) - a partir das 9h30
Pela NBR - TV do Governo Federal - Domingo às 8h
TV Educativa - São Carlos / SP (canal 48) (às quintas-feiras - 18h)
TV Sete Lagoas - MG (canal 13 via Net) (às quintas-feiras - 22h)

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones (61) 3448-4236 / 3340-9999, ou pela Livraria Embrapa - www.sct.embrapa.br/liv/ .

A matéria principal do programa pode ser vista também no site www.embrapa.br/diacampo. Nesta página você pode acessar a grade completa da programação, além de reportagens dos anos anteriores.

Mais informações:
Embrapa Milho e Sorgo
Jornalista Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)

Contatos:
gfviana@cnpms.embrapa.br
(31) 3027-1223 / (31) 9733-4373

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267