Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Manejo de adubação garante melhor pastagem em sistema de Integração Lavoura-Pecuária



Consórcio de milho com capim possibilita produção de grãos e pastagem
25/1/2011 15:06:44



Um experimento realizado na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) demonstra como o manejo da adubação em áreas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) pode melhorar a qualidade das pastagens e garantir boa produtividade de milho.

A pesquisa foi feita com avaliação de consórcio da cultura do milho com capim braquiária para forragem. Essa tecnologia de ILP é a que desperta maior interesse entre produtores, conforme explica o pesquisador Ramon Alvarenga. Isso porque é possível produzir grãos ou silagem de milho e, depois da colheita, tem-se uma pastagem que, em pouco tempo, (aproximadamente 30 dias) estará disponível para uso.

Um dos fatores que comprometem o rendimento e a qualidade da produção do milho nesse tipo de consórcio é a competição do capim nos primeiros 50 dias após o plantio. "Essa questão estará resolvida com a aplicação de subdose de herbicida pós-emergente seletivo ao milho", orienta o pesquisador. Entretanto, há outros aspectos que precisam ser solucionados. Um deles é a necessidade de dar condições mais favoráveis para que o capim da entrelinha cresça numa taxa semelhante ao capim da linha do milho que recebe adubo.

"Observa-se que depois da colheita da lavoura de milho o capim da linha, que cresce numa situação mais favorável devido aos fertilizantes residuais, tende a abafar o da entrelinha mesmo sob pastejo controlado. O pasto fica com falhas e produz menos, as touceiras de capim ficam maiores e causam transtornos quando a nova lavoura for semeada na área", explica Ramon Alvarenga.

Para tentar solucionar esse problema, foi conduzido o experimento que testou diferentes estratégias de adubação. Buscou-se avaliar como manter a produtividade do milho e melhorar a pastagem, com melhor nutrição do capim da entrelinha.

Foram analisados nove tratamentos, sendo quatro em consórcio de milho com braquiária na linha e braquiária na entrelinha, quatro tratamentos com milho solteiro e um com braquiária solteira.

Foi observado que o tratamento em que 100% da adubação de plantio é colocada na linha do milho (sistema convencional) não resultou em ganhos de produtividade do cereal e afetou negativamente o capim braquiária da entrelinha.

A fertilização de maior volume de solo, com a adubação tanto na linha do milho como também em linhas laterais, não comprometeu a produtividade do cereal. "Possivelmente, os nutrientes dos adubos puderam ser absorvidos por maior volume de raízes que cresceram em condições de menor concentração salina, devido à melhor distribuição do fertilizante no solo", explica Ramon.

Os resultados demonstraram que o crescimento das plantas de milho não foi afetado significativamente pela braquiária mesmo quando não houve uso de herbicida. Ou seja, a pressão de competição exercida pelo milho no consórcio, por si só, já afeta a braquiária que assim tem diminuída a sua capacidade de competição.

Por outro lado, a braquiária cresceu menos no consórcio, principalmente as plantas na linha do milho. Esses dados são de grande importância por demonstrar que a tecnologia usada é compatível com os objetivos da não interferência da forrageira no crescimento da lavoura e de formação de pastagem em seguida à colheita do milho, conforme propõe a ILP.

O pesquisador Ramon Alvarenga conclui que os resultados do experimento permitem recomendar para solo já recuperado quimicamente a adubação de plantio do consórcio de milho com braquiária distribuída na proporção de 33-34-33% ou de 25-50-25% em sulcos de plantio do milho com braquiária e laterais somente com braquiária para sistemas de integração lavoura-pecuária.

Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1272
E-mail: marina@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267