Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa Milho e Sorgo apresenta híbridos de alta produtividade no Show Rural Coopavel



Show Rural Coopavel, em Cascavel-PR, conta com a participação de 19 Unidades da Embrapa
8/2/2011 10:50:32



Seis cultivares de milho, entre híbridos simples, duplos, triplos e uma variedade, e cinco cultivares de sorgo, sendo híbridos forrageiros e graníferos, compõem o portfólio de tecnologias da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) que estão sendo apresentadas esta semana durante a 23ª edição do Show Rural Coopavel em Cascavel (PR). A feira é considerada um dos principais eventos voltados para o agronegócio brasileiro e recebe, em média, 180 mil visitantes todos os anos em uma área de 72 hectares.

Abaixo, conheça as tecnologias que estão sendo apresentadas pela Embrapa Milho e Sorgo.

Milho - As cultivares de milho que estarão disponíveis ao público são a BRS 1040, BRS 1002, BRS 2022, BRS 3025, BRS 1055 e a BRS 4103. O híbrido simples de milho BRS 1040 apresenta ciclo semiprecoce, com porte médio/alto e grãos semidentados de cor alaranjada, bons níveis de produtividade e estabilidade de produção, bom empalhamento, boa tolerância ao acamamento e ao quebramento e resistência à cercosporiose. Pode ser cultivado nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e estado do Paraná (norte, noroeste e oeste do estado), para plantios em safra e safrinha, sem restrição de altitude.

O milho BRS 1002 também é um híbrido simples, de ciclo precoce, que apresenta excelente sanidade foliar associada à alta produtividade, ótima estabilidade de produção, porte médio, arquitetura ereta, resistência ao acamamento e quebramento, além de ótimo empalhamento. A cultivar é indicada para a época normal de semeadura nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sul do Paraná.

Já o BRS 2022 é um híbrido duplo que, além do baixo custo, reúne bons níveis de produtividade e boa tolerância ao acamamento e ao quebramento. Seu plantio é recomendado para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste e Paraná (norte, noroeste e oeste do Estado) para a safra e em ambientes localizados acima de 700 metros de altitude.

O híbrido triplo de milho BRS 3025 reúne bons níveis de produtividade, com boa tolerância ao acamamento e ao quebramento, arquitetura moderna, ciclo precoce, grãos alaranjados e boa resistência à cercosporiose, à ferrugem comum e à ferrugem polissora. Seu plantio é recomendado para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Paraná (norte, noroeste e oeste do estado).

O BRS 1055, por sua vez, apresenta boa relação custo-benefício pela produtividade superior à maioria dos híbridos simples em diversos tipos de ambiente. Apresenta porte médio/alto, grãos semidentados de cor avermelhada, elevada produtividade e estabilidade de produção. Também pode ser cultivado nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e estado do Paraná (norte, noroeste e oeste do estado), para plantios em safra e safrinha, sem restrição de altitude.

A variedade BRS 4103 foi desenvolvida preferencialmente para a agricultura familiar e apresenta grãos predominantemente do tipo semiduro, com cor amarelo-laranja, ciclo precoce e baixa altura de planta e espiga, bom potencial de produção, baixa porcentagem de plantas acamadas e quebradas e espigas bem empalhadas e sadias. É recomendada para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste e Paraná (norte, noroeste e oeste do Estado).

Sorgo

No caso do sorgo, o "Espaço Negócios", coordenado pela Embrapa Transferência de Tecnologia, trará informações sobre as cultivares BRS 655, BRS 802, BRS 810, BRS 330 e BRS 332. O sorgo BRS 655 é um híbrido forrageiro desenvolvido para atender à crescente demanda dos produtores por maior eficiência na alimentação de bovinos. É também especializado para o fornecimento de forragem de alta qualidade para ensilagem.

O híbrido BRS 802 é uma planta de rápido crescimento, vigorosa e de abundante perfilhamento, especializado para o fornecimento de forragem fresca de alta qualidade para corte ou pastejo direto. A alta produtividade de matéria verde obtida com o BRS 802, avaliado sob diversas condições do Brasil, mostra a ampla adaptação desse híbrido às condições tropicais e subtropicais do país.

Já o BRS 810 tem ciclo anual e apresenta alta capacidade de rebrota, excelente palatabilidade e aceitação pelos animais. A cultivar possui alto valor nutritivo, sendo altamente resistente à seca e adaptada à produção de biomassa sob condições de estresse ambiental. Ela cresce muito rapidamente: entre 30 e 40 dias já fornece um pasto de alta qualidade. Seu uso preferencial como forrageira é no corte verde e no pastejo direto.

O BRS 330 e o BRS 332 são híbridos simples de sorgo granífero de porte médio e ciclo médio a tardio com boa resistência ao acamamento e ampla adaptabilidade em plantios de sucessão nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Apresenta alto nível de produtividade, estabilidade de produção, grãos vermelhos de boa qualidade e moderada resistência à antracnose.

Lançamentos marcam participação da Embrapa

No total, 19 Unidades da Embrapa participam do Show Rural Coopavel. Durante o evento, serão lançadas duas cultivares de feijão, duas cultivares de soja e um inoculante para trigo e milho. Os lançamentos acontecem no dia 10, quinta-feira, às 11h, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, com a presença do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, e do diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes.

O novo inoculante AzoTotal® para a cultura do milho e o primeiro inoculante para o trigo do Brasil foi desenvolvido em parceria entre a Embrapa Soja e a Total Biotecnologia. O AzoTotal® é um inoculante que contém a bactéria Azospirillum brasilense e está disponível, a partir de 2011, para utilização pelos produtores.

As estirpes da bactéria Azospirillum brasilense, autorizadas pelo Ministério da Agricultura para a produção de inoculantes, foram identificadas pela Embrapa Soja e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). De acordo com a pesquisadora Mariangela Hungria, da Embrapa Soja, o AzoTotal® é uma nova opção em biofertilizante promotor de crescimento de plantas. "Ao ser aplicado às sementes, o AzoTotal® promove maior desenvolvimento do sistema radicular, tolerância à seca, maior absorção de água e nutrientes", explica a pesquisadora.

Segundo ela, o inoculante também possibilita plantas mais vigorosas e facilita a fixação de nitrogênio da atmosfera. Durante mais de seis anos de ensaios a campo, verificou-se que a inoculação com a aplicação de 20 kg N/h, no trigo, e de 24 kg N/ha, no milho, resultou em bons rendimentos.

A pesquisadora estima que a economia em fertilizantes nitrogenados pela inoculação com Azospirillum com as culturas do milho e do trigo possa ser de 2 bilhões de dólares por ano. "Desse modo, além da economia para os agricultores, o uso de inoculantes contendo Azospirillum contribui para o equilíbrio do meio ambiente e pode ser objeto de negociações futuras no comércio de créditos de carbono", ressalta.

Confira a cobertura do Show Rural Coopavel na página oficial do evento: http://www.showrural.com.br .

Mais informações:

Embrapa Milho e Sorgo
Rodovia MG 424, Km 45
Cep: 35702-098
Sete Lagoas-MG
Tel.: (31) 3027-1272
Site: www.cnpms.embrapa.br

Embrapa Transferência de Tecnologia - Sede Parque Estação Biológica - PqEb
Av. W3 Norte (final), Ed. Sede, Térreo
CEP - 70770-901 - Brasília, DF
Telefone: (61) 3448-4570; Fax: (61) 3448-4511
E-mail: sac.snt@embrapa.br
Site: www.embrapa.br/snt

Informações sobre aquisição de produtos:
Milho e sorgo:
Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia em Sete Lagoas
Rodovia MG-424, Km 65 - Caixa Postal 151
CEP: 35701-970 - Sete Lagoas, MG
Telefone: (31) 3027-1230
E-mail: enset.snt@embrapa.br

Texto: Jornalistas Eduardo Pinho Rodrigues (Mtb/GO: 1073), Elizabete Antunes (MTb 744/DF), Lebna Landgraf (MTB 2903/PR), Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP) e Marina Torres (MG 08577 JP)

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267