Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo debate programa de trabalho da Unidade



Comercialização do milho será tema central do encontro
28/3/2011 11:05:10



O programa de trabalho da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) para o triênio 2011-2013 será debatido na 11ª reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo. O encontro, que acontece às 09h desta terça-feira, 29, em Brasília-DF, vai tratar da comercialização do cereal e do levantamento da safra 2011 e do cenário e das perspectivas para a cultura no oeste da Bahia.

A Câmara é um fórum consultivo ligado ao Ministério da Agricultura, que reúne representantes dos setores público e privado. Participam o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro Corsetti Purcino, e o chefe-adjunto de Comunicação e Negócios, Jason de Oliveira Duarte. A Unidade trabalha com um cereal estratégico para a economia brasileira, o milho, que hoje chega à uma produção de 56 milhões de toneladas.

A proposta de trabalho de Antônio Álvaro à frente da Embrapa Milho e Sorgo pretende dar continuidade aos projetos já em andamento e incluir iniciativas, que foram estabelecidas em três prazos: curto, médio e longo prazo. Entre as atividades que deverão ser implantadas imediatamente, em um período de quatro a 12 meses, destacam-se: fazer uma análise e propor melhorias nos processos da Unidade visando otimizar sua gestão; apoiar as atividades de pesquisa, desenvolvimento, inovação e transferência de tecnologia nas principais regiões produtoras de milho, sorgo e milheto no Brasil, "fortalecendo as parcerias com outras Unidades da Embrapa, com o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA) e instituições componentes das cadeias produtivas", e consolidar os programas de pesquisa e transferência de tecnologia voltados para a agricultura de alta produtividade e para a agricultura familiar.

Em médio prazo, em um período de 12 a 36 meses, continua Antônio Álvaro, a Embrapa Milho e Sorgo deverá lançar cultivares transgênicas para resistência a insetos-praga e a herbicidas, validar sistemas de produção e cultivares de sorgo sacarino para primeira e segunda geração de etanol e estabelecer um programa de pesquisa, desenvolvimento e inovação e de transferência de tecnologia para a cultura do milheto na região Centro-Oeste. E como ação de longo prazo, após 36 meses, Antônio Álvaro destaca o lançamento de genótipos transgênicos de milho com tolerância ao alumínio tóxico.

Segundo Antônio Álvaro, ênfases também serão dadas ao desenvolvimento do Sistema Agrícola de Produção Integrada de Milho, a uma maior presença da Embrapa Milho e Sorgo em regiões estratégicas na produção de milho, sorgo e milheto, ao fortalecimento das parcerias com empresas nacionais produtoras de sementes e no subsídio ao estabelecimento de políticas públicas que possam beneficiar a produção das três culturas no país.

SERVIÇO
Evento: 11ª reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo
Data: 29 de março de 2011 (terça-feira)
Horário: 9h
Local: Auditório térreo do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Brasília-DF

Histórico da Câmara

A instalação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo aconteceu no dia 6 de julho de 2006, em Brasília-DF. O ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luis Carlos Guedes Pinto, empossou como presidente da Câmara César Borges de Sousa, da Abimilho, e para o encargo de secretário-executivo, Sílvio Farnese, da Secretaria de Política Agrícola do Mapa.

A Câmara teve origem na 2ª Reunião Extraordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos, ocorrida em 21 de fevereiro de 2006, quando foi proposto o desmembramento da mesma em duas, uma de milho e sorgo e outra de aves e suínos. Na 8ª Reunião Ordinária da Câmara, em 25 de abril de 2006, após a aprovação dos membros e do ex-ministro Roberto Rodrigues, o referido desmembramento foi oficializado.

A Câmara é composta por 23 órgãos e entidade, e foi criada oficialmente com a edição da portaria de nº 294 01 de dezembro de 2006, publicado no DOU de 04 de dezembro do mesmo ano.

Mais informações: Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1272 ou ace@cnpms.embrapa.br.

Texto: Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP), com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1272
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267