Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Desafio para os próximos 50 anos será produzir alimentos biofortificados em escala industrial



"Técnicas de melhoramento molecular deverão otimizar biofortificação no milho", diz Robert Schaffert
13/7/2011 15:57:29



Produzir alimentos bioforticados em escala industrial, atingindo níveis de produção e produtividade dos produtos agrícolas convencionais. Esse é o principal desafio apresentado pelo pesquisador do Ciat (International Center for Tropical Agriculture) Wolfgang Pfeiffer para os próximos 50 anos. A agregação de valor a esses alimentos, como resistência a pragas e a doenças, também são diretrizes que nortearão os trabalhos de pesquisa. “Para o desenvolvimento de métodos mais eficientes, devemos padronizar também metodologias, apresentando-as aos parceiros”, revela ele, que coordena as ações do programa HarvestPlus na instituição de pesquisa da Colômbia.

O pesquisador ainda defende a necessidade de desenvolvimento de novos métodos, mais eficientes, para a análise de micronutrientes nos produtos biofortificados, facilitando a identificação das melhores seleções para ferro e zinco, nutrientes que são foco das pesquisas no projeto de biofortificação. “Uma vez identificados, esses genótipos perpetuarão suas características, já que tais genes são incorporados a essas diversas cultivares. Devemos investir na melhoria das tecnologias utilizadas e avançar na produtividade desses produtos agrícolas”, conclui.

Feijão-caupi: ‘uma das principais culturas agrícolas do futuro’

Durante a manhã do terceiro dia da IV Reunião de Biofortificação no Brasil, o feijão-caupi foi tema da maioria das apresentações. Considerado pelo pesquisador B.B. Singh, da Texas A.M. University, como uma das culturas mais emergentes do mundo no século XXI, o legume, originário do sul da África, também vem sendo alvo de estudos para o desenvolvimento de maiores teores de ferro e zinco. Além do aspecto nutricional, pesquisadores também vêm tentando desenvolver cultivares mais produtivas e mais tolerantes à seca.

No Brasil, segundo o pesquisador Francisco Rodrigues Freire Filho, da Embrapa Meio-Norte (Teresina-PI), o principal desafio é o desenvolvimento de um programa que possibilite que sementes melhoradas cheguem ao agricultor. “Do contrário, nosso trabalho ficará limitado”, adianta. De acordo com ele, o cenário é promissor para os agricultores, mas o mercado ainda é bastante desorganizado. “No Brasil, a maior parte do feijão-caupi é produzido pela região Nordeste, mas vem se expandindo para regiões de Cerrado, no Centro-Oeste. O legume é uma cultura saudável e, se agregado a ele as características do programa de biofortificação, tem tudo para se mostrar como uma ótima opção sob os aspectos de mercado e nutricional”, aponta.

Entre os resultados dos programas de melhoramento do feijão-caupi desenvolvidos pela Embrapa, estão a busca de concentrações satisfatórias de teores de ferro e zinco e conseguir avanços nas características agronômicas, como resistência a pragas, a doenças, e o desenvolvimento de materiais mais produtivos. Quem apresentou essas diretrizes foi o pesquisador Maurisrael de Moura Rocha, da Embrapa Meio-Norte. “Em relação aos teores de ferro e zinco, as cultivares já lançadas BRS Xiquexique, BRS Tumucumaque e BRS Aracê são bastante promissoras”, diz. “Devemos intensificar os estudos relacionados à biodisponibilidade desses nutrientes”, completa.

Arroz

Na região Nordeste brasileira, ele é cultivado por agricultores familiares. O objetivo principal do Projeto BioFORT é desenvolver cultivares com maiores teores de nutrientes. Segundo o pesquisador Péricles de Carvalho Ferreira Neves, da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), o desafio enfrentado são as exigências de mercado. “O consumidor prefere um arroz polido, translúcido. No entanto, o polimento reduz em torno de 20% dos teores de zinco e até 50% das concentrações de ferro”, revela.

“Temos que ter certeza que os produtos em desenvolvimento terão seus nutrientes absorvidos. Daí a necessidade de se investir em biodisponibilidade”, completa. No caso do feijão comum, a pesquisadora Maria José Del Peloso, também da Embrapa Arroz e Feijão, mostra que vêm sendo identificados genótipos mais tolerantes à seca, característica pesquisada em conjunto com cultivares mais promissoras em relação à concentração de nutrientes.

Trigo

Pedro Scheeren, da Embrapa Trigo (Passo Fundo-RS), apresenta que, em relação à cultura proveniente do Sul do país, os resultados obtidos indicaram grande variabilidade genética para os teores de ferro e de zinco. E entre as conclusões, o pesquisador adianta que a BRS Guamirim e a Fundacep 51 foram as cultivares que mais se destacaram para elevados teores de ferro nos grãos, enquanto que a BRs Guamirim e a IPR 111 apresentaram elevados teores de zinco.

Milho

Desenvolvidas pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), as pesquisas de bioforticação na cultura do milho se concentram no desenvolvimento de cultivares com maiores concentrações de pró-vitamina A. Segundo o pesquisador Robert Eugene Schaffert, as pesquisas têm mostrado que será bem viável chegar a concentrações de 15 microgramas/grama, sendo que cultivares comuns apresentam concentrações em torno de 3 microgramas/grama. “A próxima etapa será incluir técnicas do melhoramento molecular”, descreve o pesquisador.

A programação da IV Reunião de Biofortificação no Brasil inclui palestras, painéis, visitas técnicas, reuniões, debates e simpósios. A temática passa por questões ligadas à pesquisa em agricultura, saúde e nutrição, passando pelo papel da agricultura frente às tendências em alimentação e impacto na nutrição e saúde; até a pesquisa em biofortificação no mundo (http://www.biofort.com.br/IV_Reuniao_Biofortificacao_programacao.php).

Até o último dia do evento, serão apresentados 53 trabalhos na forma de pôsteres e 54 resumos dos palestrantes. Os trabalhos serão publicados na forma de resumos expandidos nos Anais da reunião. Eles ficarão disponibilizados em CD-ROM e no site do projeto BioFORT, no endereço www.biofort.com.br.

Acompanhe a cobertura do evento em http://www.biofort.com.br/ e nas redes sociais: Projeto Biofort (Facebook) e www.twitter.com/projetobiofort. Mais informações: Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1272 ou ace@cnpms.embrapa.br .

Texto: Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tel.: (31) 3027-1272
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267