Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Livro recém-lançado aborda biologia e manejo de plantas daninhas



Obra pode ser consultada gratuitamente no site http://omnipax.com.br/site/?page_id=108
24/10/2011 15:12:34



Acaba de ser lançado com o apoio da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG) o livro "Biologia e Manejo de Plantas Daninhas", obra destinada aos acadêmicos de graduação em Agronomia e dos diversos programas de pós-graduação relacionados à área. De autoria dos pesquisadores Rubem Silvério de Oliveira Junior e Jamil Constantin, da UEM (Universidade Estadual de Maringá), e Miriam Hiroko Inoue, da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), o livro visa oferecer subsídios para a discussão aprofundada dos principais aspectos da área de Ciência das Plantas Daninhas, segundo nota dos autores.

Em 12 capítulos, são abordados aspectos importantes relacionados aos conceitos básicos ligados à multiplicação, ao estabelecimento, à classificação e às principais características das plantas daninhas, assim como aos efeitos dessas sobre as espécies de interesse econômico. A obra também discute os principais métodos de manejo e estratégias alternativas relacionadas ao controle biológico e à alelopatia. Conceitos básicos relacionados ao controle químico das plantas daninhas são introduzidos e as principais formas de classificação dos herbicidas, com ênfase nos mecanismos de ação, são discutidas.

Ainda segundo informações reunidas no prefácio, a temática relacionada aos herbicidas é aprofundada, discutindo-se como esses são absorvidos, translocados e como controlam as plantas daninhas de forma seletiva. "Finalmente são discutidos os temas relacionados ao desenvolvimento e diagnóstico da resistência de plantas daninhas aos herbicidas e ao destino destas moléculas no solo e no ambiente".

Embrapa Milho e Sorgo contribui com conhecimento

O pesquisador Maurílio Fernandes de Oliveira, das áreas de Sistemas de Produção e Meio Ambiente da Embrapa Milho e Sorgo, é autor de dois capítulos: "Biologia de plantas daninhas" e "Comportamento de herbicidas no ambiente". Em conjunto com o pesquisador Alexandre Magno Brighenti dos Santos, da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), o primeiro capítulo discorre, entre outros aspectos, sobre a origem e a evolução das plantas daninhas, aspectos positivos e negativos, propagação e efeitos das plantas daninhas sobre as culturas. Já o segundo - "Comportamento de herbicidas no ambiente" - aborda as propriedades físico-químicas dos herbicidas, as interações entre os fatores ambientais e esses produtos, além das consequências agronômicas e ambientais.

Democratização do conhecimento - A publicação tem acesso livre desde setembro deste ano. Segundo nota da editora, o conteúdo integral será disponibilizado livremente na internet para que qualquer interessado possa consultar, ler, copiar ou distribuir. "A filosofia de acesso livre visa fundamentalmente universalizar e democratizar o acesso ao conhecimento científico. Para os autores, esta é a maneira mais eficiente de dar ampla visibilidade ao seu trabalho de pesquisa. Além da disponibilização permanente na internet, a Editora disponibiliza uma pequena tiragem da versão impressa". Acesse http://omnipax.com.br/site/?page_id=108 e tenha acesso tanto aos capítulos quanto ao livro completo.

Mais informações: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1272 ou nco@cnpms.embrapa.br .

Texto: Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tel.: (31) 3027-1272
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267