Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Marca "barraginhas" agora tem registro de propriedade intelectual



Barraginha: tecnologia social agora é registrada
02/07/2012 09:38:13



A Embrapa teve aprovado pelo Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) registro da marca "barraginhas", que designa a tecnologia. A proteção vale para duas especificações de uso. A primeira refere-se a estudos para projetos técnicos, pesquisas geológicas e técnicas, análises de material e de solo, hidrologia e pesquisas agropecuárias. A segunda especificação é para uso em colóquios, conferências, congressos e treinamento através de oficinas de trabalho.

Um dos principais motivos de a empresa ter solicitado o registro é continuar divulgando e instalando a tecnologia em diferentes regiões do país. Esse trabalho vem sendo desenvolvido pelo engenheiro agrônomo Luciano Cordoval de Barros, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), desde a década de 1990, começando por Minas Gerais e espalhando-se pelo Brasil.

Hoje, há cerca de 500.000 barraginhas em todo o país. Apenas em Minas Gerais, são aproximadamente 300.000 em mais de 500 municípios, sobretudo do Cerrado e do Vale do Rio São Francisco. No Nordeste, são cerca de 30.000 barraginhas, sendo que o estado em que a tecnologia está mais disseminada é o Piauí, com 12.000 em 30 municípios. O segundo estado com maior número é o Ceará e, em terceiro, está a Bahia.

Luciano lembra que, em 2003, as barraginhas obtiveram o certificado de tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil, o que "possibilitou receber dotação de recursos para sua introdução no estado do Piauí, depois em outros estados, ou seja: foi como sair da informalidade". Para ele, o registro no Inpi "funcionará de forma parecida, como um documento de identidade junto às instituições parceiras. Não mudará nada, a tecnologia continuará sua caminhada normal em prol da qualidade de vida das famílias das comunidades rurais brasileiras, carentes principalmente de água para plantar e para beber".

A manutenção da qualidade no uso da tecnologia é outro ponto importante, na visão de Márcio Cota Junior, também da Embrapa Milho e Sorgo, que trabalhou na solicitação do registro junto ao Inpi. Segundo ele, é preciso garantir que os trabalhos com barraginhas sejam realizados seguindo os critérios de qualidade estabelecidos pela Embrapa. Nesse sentido, o registro veio em um momento importante, pois ajudará a garantir o nível dos trabalhos com barraginhas Brasil afora. A validade da proteção é de 10 anos, contados a partir de março de 2012. O prazo pode ser ajustado de acordo com a conveniência da empresa.

Perguntado sobre a sensação de ver o trabalho com as barraginhas espalhando-se por várias regiões do Brasil, Luciano diz que "a cada desafio vencido, vem aquela sensação do dever cumprido. Tenho tido e vivido momentos especiais. Costumo dizer que, nessa caminhada, tenho tido o privilégio de conhecer e trabalhar com as pessoas mais bem intencionadas desse país". Uma reflexão sincera sobre o trabalho incessante de levar uma tecnologia simples e eficiente, que tem contribuído para a melhoria do padrão de vida de milhares de produtores e comunidades rurais em todo o país.

Texto: Clenio Araujo (MG 06279 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) / www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tel: (31) 3027-1223 / (31) 9974-3282
E-mail: clenio@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267