Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Reunião debate alimentos ricos em nutrientes



Paulo Evaristo (em pé) é um dos pesquisadores que trabalham no projeto
27/09/2012 13:47:05



Pesquisadores e analistas de diversas Unidades da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) estão reunidos em Brasília-DF até a próxima sexta-feira, 28, para discutirem resultados já atingidos e estratégias sobre o projeto de Biofortificação no Brasil. Ontem, quarta-feira, o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Paulo Evaristo Guimarães apresentou uma análise do que já foi feito e as perspectivas sobre o lançamento do milho pró-vitamina A, que possui concentrações dessa substância superiores ao milho comum.

Segundo ele, serão avaliados 160 progênies e 30 híbridos em ensaios de campo em Sete Lagoas e em Goiânia na safra 2012/2013 e a expectativa de lançamento comercial da nova cultivar é para o próximo ano. A cultivar já está em fase de registro e proteção no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a próxima fase será a multiplicação de sementes da variedade. Os focos desse novo milho serão comunidades carentes, uso em merenda da rede pública de ensino e em propriedades familiares de baixa produtividade.

O milho em fase de lançamento apresenta concentração de carotenoides precursores de pró-vitamina A de até 8 microgramas/grama, sendo que o cereal comum apresenta cerca de quatro vezes menos nutrientes. A pró-vitamina A, a partir de reações químicas no organismo, se transforma em vitamina A. Entre seus papéis, está a manutenção de uma boa visão. De acordo com o pesquisador, os trabalhos de seleção visando plantas com maiores concentrações desse nutriente continuarão em busca também de outras características agronômicas exigidas pelo mercado, como produtividade e tolerância às principais pragas e doenças.

Outro fator apontado por Paulo Evaristo é a necessidade de acertos quanto aos cuidados necessários durante a colheita e o processo de armazenamento desse milho. "Verificamos que os efeitos do ambiente durante o processo de secagem têm bastante impacto sobre as concentrações da pró-vitamina A nos grãos", disse. Dessa forma, o comitê gestor do projeto de Biofortificação de Alimentos preparará material promocional (vídeos, folderes e cartilhas) com recomendações agronômicas como essas.

Ainda neste ano, segundo o pesquisador, serão montadas unidades de observação para verificar a manutenção das concentrações de pró-vitamina A nos grãos. Desde 2006 a equipe de melhoramento da Embrapa Milho e Sorgo vem realizando testes com os melhores materiais que se destacam nesse quesito e prefeituras de cidades localizadas próximas à Empresa, na região Central de Minas Gerais, vêm avaliando a variedade, que apresenta grãos na cor amarela intensa e é de ciclo precoce.

Participam da reunião as seguintes Unidades da Embrapa: Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ), Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), Hortaliças (Brasília-DF), Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA), Meio-Norte (Teresina-PI), Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE), Semiárido (Petrolina-PE) e Embrapa Trigo (Passo Fundo-RS).

ENTENDA O PROJETO - Uma das principais contribuições que a pesquisa agropecuária deve oferecer para o combate à desnutrição é o desenvolvimento de alimentos mais nutritivos. Além de características desejáveis como a facilidade de serem produzidos, processados e consumidos, tais alimentos devem ser também acessíveis à dieta básica das populações, em especial, das regiões mais pobres do mundo, como África, Ásia, América Latina e Caribe, principais focos dos programas HarvestPlus e AgroSalud, que no Brasil configuram uma rede de centros de pesquisa coordenados pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ).

A biofortificação de produtos agrícolas para melhoria da nutrição humana tem o objetivo de suprir a dificuldade de suplementação de vitaminas e minerais (pró-vitamina A, ferro e zinco) em regiões sem infraestrutura adequada para a distribuição de alimentos processados. Por isso, a proposta supera as limitações a partir do uso de tecnologias que têm como base a semente de produtos agrícolas melhorados convencionalmente (cruzamento de plantas da mesma espécie).

Sementes com maiores teores de micronutrientes são o diferencial do programa. De acordo com o pesquisador Paulo Evaristo Guimarães, o milho, devido à sua amplitude e facilidade de produção e consumo, é um dos cereais que merece destaque nessa rede de pesquisa que também investiga arroz, feijão, feijão caupi, abóbora, batata doce, mandioca e trigo. Mais informações: Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1905 ou nco@cnpms.embrapa.br .

Texto: Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tel.: (31) 3027-1905
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267