Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa e parceiros testam maquinário para sorgo sacarino



O plantio já não é mais problema
12/03/2013 13:49:44



Resolver questões tecnológicas ligadas à mecanização na cultura do sorgo sacarino, tanto na hora do plantio como na colheita. É com esta intenção que a Embrapa Milho e Sorgo vem trabalhando com empresas que fabricam máquinas agrícolas. Têm sido feitos testes em campo e os primeiros resultados começam a aparecer. Resolvidos os gargalos tecnológicos em relação ao plantio direto e à colheita mecânica, a expectativa é de que o sorgo sacarino possa realmente se expandir no país e se firmar como complemento à cultura da cana-de-açúcar na produção de etanol.

De acordo com Evandro Chartuni Mantovani, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo na área de mecanização agrícola, "algumas alternativas e oportunidades estão sendo avaliadas em parceria com a indústria para a mecanização do sorgo sacarino na produção de bioetanol 1G e bioenergia".

Em relação ao plantio direto, o desafio é o corte da palhada da cana para o plantio do sorgo sacarino utilizando-se o equipamento tradicional de plantio de grãos. Para tentar solucionar a questão, "uma semeadora adubadora foi toda adaptada e uma nova máquina foi desenvolvida pela Marchesan com o nome COP CA com bons resultados de campo, inicialmente para a cultura da soja e, agora, em testes para sorgo sacarino", explica Evandro.

Já sobre a questão da colheita mecânica, como não existem, no Brasil, máquinas específicas para o sorgo sacarino, algumas opções usadas em outras culturas precisam ser testadas. Para isso, adequações são necessárias, o que costuma trazer alguns problemas, como perda de material no campo.

Equipamentos usados nas colheitas de cana-de-açúcar e de milho para silagem estão passando por testes. Segundo o pesquisador da Embrapa, "no momento, duas empresas, a John Deere e a New Holland, estão em contato com a Embrapa Milho e Sorgo e com interesse de realizar parcerias para adequação dos seus equipamentos de colheita de silagem". Os trabalhos dessas empresas mostraram que a máquina para colheita de forragem é a mais indicada para o sorgo sacarino e apresenta custo operacional mais vantajoso.

Na visão de Evandro, o plantio direto do sorgo sacarino na palhada da cana já não é mais um problema, por conta do lançamento feito pela Marchesan. Ele destaca também a parceria com a New Holland para testes com uma máquina colhedora de milho para forragem, mas que pode ser adaptada à colheita de sorgo sacarino. "Os entendimentos mantidos pela Embrapa Milho e Sorgo com as empresas de máquinas sinalizam de forma bem evidente o interesse em apoiar as demandas dos agricultores/das usinas para atender ao sistema de produção do sorgo sacarino/biomassa", finaliza.

Clenio Araujo (6279/MG)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Contatos: clenio.araujo@embrapa.br / (31) 3027-1223 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267