Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Possibilidades da TI são tema de seminário na Embrapa



O GeoPortal, lançado hoje, continuará sendo alimentado ao longo do tempo
24/05/2013 16:13:43



A TI (Tecnologia da Informação) na agricultura foi tema do último seminário da 6ª edição da SIT (Semana de Integração Tecnológica). Ocorrido nesta sexta-feira, 24 de maio, em Sete Lagoas-MG, o seminário teve três palestras e o lançamento oficial do GeoPortal, projeto conjunto da Embrapa Milho e Sorgo e da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei).

André Luiz Zambalde, professor da Ufla (Universidade Federal de Lavras), falou sobre as três principais aplicações das tecnologias de informação na agricultura. Segundo ele, os três grandes grupos são: tecnologias de administração e gestão; tecnologias de controle, monitoramento e robótica; e tecnologias de telecomunicações e internet.

O primeiro grupo refere-se a aplicações de cunho genérico (como planilhas e gráficos), administrativo (como controle de custos) e de gestão de atividades produtivas (plantio e máquinas). Para André, “o grande desafio nas propriedades rurais é treinar os produtores com relação ao cadastro”, ou seja, registrar e administrar, através dessas tecnologias, as tarefas do dia-a-dia.

Já as tecnologias de controle, monitoramento e robótica envolvem, entre outros equipamentos, microprocessadores, redes e monitores aplicados tanto à agricultura, quanto aos processos de gestão agroindustriais. Por último, as tecnologias de telecomunicações e internet englobam “as possibilidades reais de interação e de integração de dados, culminando com a geração, a combinação e a difusão da informação e do conhecimento”, de acordo com o professor.

Evandro Chartuni Mantovani, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo na área de mecanização agrícola, fez um rápido histórico da agricultura de precisão. De acordo com ele, a inovação do início do século XX foi o motor a combustão interna, que colaborou com a retirada dos animais de tração do meio rural. Já no início do século XXI, a inovação foi a disseminação da tecnologia da informação, que, aliada à automação, está proporcionando uma gestão mais eficiente e, com isso, um controle mais preciso dos processos relacionados à produção agrícola. A combinação dessas duas tecnologias com a do GPS (sistema de posicionamento global, na sigla em inglês) levou ao desenvolvimento da agricultura de precisão, segundo Evandro.

O pesquisador da Embrapa falou também das diferenças entre a abordagem na agricultura tradicional e na de precisão. Enquanto a primeira trabalha com médias, a segunda lida com variabilidades espacial (que são as diferenças de produção verificadas em um mesmo campo) e temporal (que trabalham com mudanças de produção num mesmo campo ao longo dos anos). Ainda segundo Evandro, a região Centro-Norte do Brasil, com destaque para a interseção dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, tem adotado rapidamente a agricultura de precisão. No Tocantins, por exemplo, cerca de 30% dos produtores rurais trabalham nesse sistema.

O tema abordado por José Mário Lobo Ferreira, pesquisador da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), foi o sistema de aferição do desempenho ambiental e socioeconômico de estabelecimentos rurais. Ele mostrou a experiência com a ferramenta ISA (Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossitemas). Entre os objetivos dela, estão “realizar um balanço das consequências das atividades relacionadas à agropecuária sobre o meio ambiente e proporcionar uma visão integrada de um estabelecimento”.

José Mário disse que o sistema, no final, gera um índice que varia de 0 a 1, tendo como linha de referência 0,7, que serve como parâmetro entre o valor coletado no estabelecimento e o valor de referência ambiental e socioeconômica. Entre os desafios e as perspectivas daqui pra frente, o pesquisador da Epamig cita “uma agenda comum entre os setores do governo, iniciativa privada, instituições de ensino, pesquisa, federações, cooperativas, sindicatos, associações, entre outros, e o destaque à multifuncionalidade dos agroecossistemas”.

GeoPortal – Finalizando o seminário, foi apresentado e oficialmente lançado o GeoPortal, trabalho em conjunto da Embrapa Milho e Sorgo e do campus de Sete Lagoas da UFSJ. Os pesquisadores Elena Charlotte Landau e Daniel Pereira Guimarães, da Embrapa, o professor André Hirsch, da UFSJ, e o bolsista Fernando Martins Pimenta falaram sobre o projeto.

A plataforma digital objetiva “facilitar o acesso a informações georreferenciadas e publicações baseadas em análises de dados espaciais resultantes de projetos de pesquisa e de ações da Embrapa Milho e Sorgo”. O portal estará em contínua melhoria, com a inserção de novas informações ao longo do tempo. O endereço é http://geoportal.cnpms.embrapa.br/.

Clenio Araujo (6279/MG)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Contatos: clenio.araujo@embrapa.br / (31) 3027-1223 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267