Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Reuniões debatem ações para estímulo à agropecuária na região Central mineira



Integração lavoura-pecuária será uma das estratégias para o desenvolvimento da agropecuária
10/09/2013 11:03:37



Incentivar a cultura do sorgo, promover a recuperação de pastagens degradadas por meio da integração lavoura-pecuária e levar conhecimento ao produtor para a obtenção de uma silagem de melhor qualidade. Essas foram as principais necessidades apontadas para estimular o desenvolvimento da atividade agropecuária na região de Sete Lagoas, município onde está localizada a Embrapa Milho e Sorgo.

A reunião, realizada na última segunda-feira, 09, na Coopersete (Cooperativa Regional de Produtores Rurais de Sete Lagoas), dá continuidade a uma série de encontros que vêm sendo realizados desde a sexta edição da SIT (Semana de Integração Tecnológica) com o objetivo de propor ações para o aumento da produção de milho na região. Hoje, com a instalação de empresas como Agrogen, Elma Chips e Ambev, a demanda pelo cereal chega a aproximadamente um milhão de toneladas por ano.

No entanto, segundo levantamento realizado pela Emater-MG, a área plantada e a produção vêm decaindo. Em 2002, a área chegou a 22.500 hectares em 27 municípios da região. Em 2012, havia decrescido para 9.600 hectares. Um dos motivos é o risco de perdas causado pelas fortes estiagens, avalia o coordenador técnico regional de culturas Walfrido Machado. "O sorgo suporta isso aí. No entanto, ainda existe um certo preconceito em relação à cultura", analisa Marcelo Candiotto, presidente da Coopersete.

A região é carente de estruturas básicas de armazenagem para grãos e também sofre com problemas de logística. Por outro lado, é considerável seu potencial leiteiro, com mais de três milhões de litros recebidos pela cooperativa no mês de julho. "Estamos avançados em relação à genética do nosso rebanho, mas a dieta precisa melhorar. Precisamos pensar em desenvolver a cultura do sorgo para silagem", completa Candiotto. Nesse sentido, o gerente regional da Emater-MG em Sete Lagoas, Clóvis Públio Alves, acredita que é necessário convencer o pecuarista de que ele tem que ser agricultor também, recuperando pastagens e plantando para silagem.

Um programa deverá ser estruturado com a participação da analista da Embrapa Myriam Maia Nobre, veterinária que atuará em ações para promover a produção de silagem de milho e sorgo. "Temos que traçar estratégias de acordo com as reais demandas dos produtores", antecipa. A próxima reunião entre as instituições - Embrapa, Coopersete, Emater-MG, Epamig e Secretaria Municipal de Agricultura - será realizada no próximo dia 24 de setembro.

Outras informações: Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1905 ou cnpms.nco.geral@embrapa.br .

Texto: Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)
Tel.: (31) 3027-1905

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267