Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Sorgo vem crescendo como opção para alimentação humana



O sorgo pode fazer parte, cada vez mais, da alimentação também dos humanos
29/10/2013 17:12:11



"A Embrapa tem papel fundamental nesta área, tanto em termos de pesquisa, provendo grande parte dos recursos para o desenvolvimento das atividades do projeto, portanto com valiosa contribuição nos resultados alcançados, quanto na divulgação do uso desse cereal na alimentação humana no Brasil". Assim, a pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo Valéria Queiroz resume a colaboração da Empresa na área de sorgo para alimentação humana.

Ela explica que a Embrapa Milho e Sorgo, juntamente com outras Unidades da Empresa e várias universidades brasileiras, têm trabalhado e gerado resultados científicos promissores. "Por outro lado, a partir da divulgação dos resultados do projeto, estamos conseguindo, aos poucos, convencer as pessoas de que o sorgo é sim um cereal importante para a alimentação humana, com potencial para contribuir com a segurança alimentar e nutricional", complementa.

Vários desses resultados foram mostrados durante os três dias do 1º Simpósio Sorgo na Alimentação Humana no Brasil: perspectivas, ocorrido no final de outubro em Sete Lagoas-MG, onde fica a Embrapa Milho e Sorgo. Para Valéria, em linhas gerais, merece destaque "o fato do sorgo ser um cereal com valor nutritivo semelhante aos demais, porém de baixo custo e com grande potencial para a produção de alimentos sem glúten, bem como alimentos com apelo funcional, devido à variedade de compostos bioativos detectados no pericarpo de diversos genótipos".

Entre as pesquisas com potencial de gerar produtos em curto prazo, a pesquisadora destaca o desenvolvimento de processos e de produtos que tenham em sua base a farinha de sorgo e que não contenham glúten, substância que, por exemplo, os celíacos não podem ingerir.

A participação do setor privado nos trabalhos com sorgo para alimentação humana é uma aposta. No evento, foram apresentados os resultados do projeto intitulado Sorgo para alimentação humana: caracterização de genótipos quanto a compostos de interesse para a nutrição e a saúde humana e desenvolvimento de produtos sem glúten, que vai oficialmente até abril de 2014. Valéria explica que "foi discutida a possibilidade de dar continuidade às atividades desse projeto por meio de novas propostas, nas quais deverão ser incluídas novas parcerias tanto do setor público, a exemplo de outras universidades, quanto do setor privado, a exemplo de indústrias de alimentos e de sementes de sorgo".

Portanto, há boas perspectivas de avanços nas pesquisas e nos demais trabalhos com sorgo na alimentação humana. Ponto para a Embrapa, para as várias universidades já envolvidas (Universidades Federais de Viçosa, de Minas Gerais e de São João del-Rei, Estadual de Campinas e de Brasília) e para o setor privado, que demonstra crescente interesse na área. Bom para públicos específicos, que apresentam limitações quanto à alimentação.

Clenio Araujo (6279/MG)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Contatos: clenio.araujo@embrapa.br / (31) 3027-1223 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267