Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Instituições unem esforços para combater Helicoverpa armigera em Minas



Ação emergencial contra Helicoverpa armigera terá início nesta semana em Minas Gerais
09/12/2013 11:40:29



Uma ação emergencial de combate à Helicoverpa armigera mobiliza as instituições do setor agropecuário em Minas Gerais. Nos próximos dias, uma série de palestras com pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) vai levar as informações sobre o combate à praga para as principais regiões produtoras, que já registram a incidência da lagarta. O primeiro encontro será no dia 10 de dezembro, em Paracatu, no Noroeste do Estado. No dia 11, será a vez de Patrocínio, no Alto Paranaíba. No dia 12, será realizada palestra em Capinópolis, no Triângulo Mineiro, e, no dia 17, haverá eventos simultâneos em Montes Claros, no Norte do Estado, e em Alfenas, na Região Sul.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) já mobiliza as equipes técnicas em todo o interior, para orientar os agricultores quanto ao manejo integrado e controle biológico da praga. O uso de sistemas convencionais de pulverizações de agrotóxicos não tem sido suficiente para controlar a infestação das lavouras pela lagarta. "Já temos mais de 700 casos documentados mostrando que o controle químico não tem sido eficiente. Pretendemos mostrar ao produtor o caminho que deve ser feito por meio das práticas de MIP. O controle biológico, por meio do Trichogramma, é eficiente, além de ser uma tecnologia limpa", explica o pesquisador Ivan Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo. O MIP ou Manejo Integrado de Pragas é o sistema que associa o ambiente e a dinâmica populacional da espécie, mantendo a população da praga em níveis abaixo daqueles capazes de causar danos econômicos.

"Temos 1.600 extensionistas espalhados por todo o Estado, que serão mobilizados para disseminar as informações junto aos produtores", informou o diretor técnico da Emater-MG, Milton Nunes. Ele explica que a intenção é formar multiplicadores para as ações de manejo integrado que se mostram eficientes contra a Helicoverpa armigera. Para isso, entre outras ações, será disponibilizado no site da Emater-MG (www.emater.mg.gov.br) folder preparado pela Embrapa com o passo-a-passo do controle biológico e técnicas de MIP, que usa predadores naturais para combater a lagarta.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento decretou, em 26 de novembro, estado de emergência fitossanitária em 89 municípios de Minas Gerais. A Portaria nº 1.168/13 lista os municípios atingidos, na Portaria nº 1.109/13, de 6 de novembro, são detalhados os procedimentos que deverão ser adotados para controle da praga, com base no plano de manejo definido pela Embrapa.

Mobilização de técnicos e agricultores

A estratégia adotada em Minas Gerais pela Embrapa, Emater-MG, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) pretende ressaltar a importância do Manejo Integrado de Pragas - MIP por meio da adoção dos controles biológico, cultural, químico e da tecnologia de aplicação.

Nesse contexto, a Embrapa defende o MIP como principal estratégia de combate à Helicoverpa para que os produtores tenham um cenário mais otimista a partir da próxima safra, já que o resultado não será imediato, pois depende de uma mudança de atitude do produtor para que ele possa controlar e conviver com essa praga. A iniciativa mineira de combate à Helicoverpa armigera coincide com o início das ações da "Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias", que já em dezembro percorrerá 14 cidades nos estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A Caravana Embrapa é voltada para extensionistas, técnicos de cooperativas, sindicatos e associações rurais, pretendendo atingir seis mil pessoas, tornando-as multiplicadores das técnicas e orientações repassadas pela equipe de pesquisadores da Embrapa. A Caravana abordará além das commodities milho e soja as principais culturas de cada região.

Em Minas Gerais, a ação emergencial pretende estimular ainda a criação de biofábricas de predadores naturais da lagarta, como a vespa Trichogramma. "Ainda há uma descrença enorme por parte de alguns segmentos sobre a efetividade dos inimigos naturais no controle de pragas. O que podemos dizer sobre o Trichogramma é que essa vespinha procura o ovo da praga para parasitá-lo e, portanto, ao contrário de algumas outras medidas, não precisa atingir diretamente a praga ou o local onde ela necessariamente estará transitando", descreve Ivan Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo.

Saiba mais sobre o controle da Helicoverpa armigera no hotsite criado pela Embrapa sobre o tema: http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2013/novembro/5a-semana/caravana-embrapa-partira-em-dezembro-para-regioes-afetadas-pela-helicoverpa-1/

Texto: Miriam Fernandes (Emater-MG) e Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalistas / Emater-MG e Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Tels.: (31) 3349-8241 / (31) 3027-1905




Clenio Araujo (MG 06.279 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267