Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo
Núcleo de Água, Solo e Sustentabilidade Ambiental

NSAM
Bem-vindo ao Site do Núcleo de Água, Solo e Sustentabilidade Ambiental - NSAM
Apresentação
Plataformas
Infra estrutura

Plataforma

As atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação do NSAM foram divididas em três plataformas que estão centradas em ações voltadas para manter o equilíbrio entre exploração agrícola e conservação dos recursos naturais.

Água em sistemas agrícolas

Esta plataforma abriga as pesquisas relacionadas ao uso e à conservação da água nos sistemas de produção agropecuários.

Nos sistemas de produção irrigados, o foco dos trabalhos está na racionalização do uso da água. São realizados estudos relacionados à estimativa do requerimento de água das culturas, ao aumento da eficiência de uso ou da produtividade da água, à programação e ao manejo da irrigação, à avaliação do desempenho de perímetros irrigados e à avaliação de ferramentas computacionais de suporte à decisão, entre outros.

Nos sistemas de sequeiro os trabalhos estão concentrados no desenvolvimento de metodologias para a quantificação e controle de estresse hídrico nas culturas de milho e sorgo e no desenvolvimento de indicadores para auxílio à seleção de cultivares, como o índice de estresse hídrico (IEH). São também adaptadas tecnologias para a produção e conservação de água, através do uso sistematizado de barragens de captação de água in situ (barraginhas).

  • Uso racional da água
  • Produção e conservação de água
  • Estresse hídrico em plantas

 

Microbiologia do solo, manejo da adubação e agricultura de precisão

Esta plataforma envolve linhas de pesquisa voltadas para a caracterização de processos microbiológicos em diferentes sistemas de produção, identificação e seleção de estirpes de microrganismos multifuncionais associados à disponibilização de nutrientes às culturas, e desenvolvimento de inoculantes. Uma outra linha diz respeito ao manejo da fertilidade do solo, uso racional de fertilizantes em sistemas de produção de grãos e validação de novos insumos para nutrição vegetal. Na linha temática de agricultura de precisão são estudados equipamentos e procedimentos operacionais buscando maior eficiência na aplicação de insumos e melhoria no processo de tomada de decisão para o gerenciamento das lavouras e da propriedade agrícola. O objetivo final é a disseminação de tecnologias que permitam compatibilizar ganhos de produtividade, rentabilidade e maior segurança ambiental na agricultura brasileira.

  • * Microbiologia do solo e microrganismos multifuncionais
  • * Fertilidade do solo, nutrição vegetal e manejo da adubação
  • * Agricultura de precisão

 

 

Conservação e recuperação ambiental

Esta plataforma contempla os trabalhos relacionados à conservação do solo e à recuperação de ambientes degradados pelo uso de tecnologias inapropriadas. Os trabalhos estão distribuídos em três linhas de pesquisa. Na primeira são desenvolvidas e adaptadas tecnologias para o tratamento e a disposição adequada de dejetos oriundos de sistemas de produção de aves, suínos e bovinos. Os estudos demonstram as vantagens de se empregar os dejetos, devidamente estabilizados, como fertilizantes para a produção de grãos e forragens que podem ser utilizados na alimentação dos próprios animais. Este tipo de tecnologia evita que os dejetos sejam lançados in natura diretamente nos corpos de água, oferecendo riscos ao ambiente. A segunda linha aborda as questões relacionadas com o desenvolvimento de indicadores de sustentabilidade ambiental que possam ser empregados para se inferir sobre a qualidade do ambiente, além da monitoração de indicadores socioeconômicos relacionados à qualidade de vida.

Uma outra linha diz respeito à recuperação de áreas degradadas, especialmente aquelas em áreas de proteção permanente e de recarga dos aqüíferos.

  • Manejo de resíduos e efluentes agropecuários
  • Qualidade do solo e da água e indicadores de sustentabilidade
  • Recuperação de áreas degradadas

 

 

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267